Filhos e filhas,

Primeiro boletim do mês de maio. Que Nossa Senhora nos cubra com seu manto protetor e interceda a Jesus por todos nós, seus filhos e filhas. Esse mês mariano que começa com a celebração do Dia do Trabalho, dia de São José trabalhador.

São José era um carpinteiro que trabalhou honestamente para garantir o sustento da sua família. Com ele, Jesus aprendeu o valor, a dignidade e a alegria do que significa comer o pão fruto do próprio trabalho. E como é importante e necessário ter consciência do significado do trabalho que dignifica e do qual São José é patrono e exemplo.

É própria da reflexão do dia de hoje que o trabalho faz parte da própria obra da salvação, é uma oportunidade para apressar a vinda do Reino, desenvolver as próprias potencialidades e qualidades, colocando-as ao serviço da sociedade e da comunhão.

O trabalho torna-se uma oportunidade de realização não só para o próprio trabalhador, mas sobretudo para a família. Uma família onde falte o trabalho está mais exposta a dificuldades, tensões, fraturas e até mesmo à separação. Por isso, todos os anos faço questão de rezar por todos os trabalhadores, empregados e empregadores.

A pessoa que trabalha, seja qual for a sua tarefa, colabora com o próprio Deus, torna-se em certa medida criadora do mundo que a rodeia. O trabalho de São José lembra-nos que o próprio Deus feito homem não desdenhou o trabalho.

São João Paulo II na encíclica “Laborem Exercens” diz que o trabalho “comporta em si uma marca particular do homem e da humanidade, que determina a qualificação interior do próprio trabalho e, em certo sentido, constitui a sua própria natureza”.

Conhecendo a grande importância do trabalho, a Igreja, com toda a sabedoria, instituiu como padroeiro dos trabalhadores, São José. Ele, que ensinou ao Menino Jesus o seu ofício, intercede por todos os homens e mulheres que trabalham e também pelos que buscam um emprego.

Peçamos a São José Operário que nenhum jovem, nenhuma pessoa, nenhuma família sem trabalho!

“Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, dá-nos a graça de trabalhar com reconhecimento e alegria, podendo empregar e desenvolver os dons recebidos de Deus; de trabalhar com paz, responsabilidade, moderação e paciência.

Que o meu trabalho jamais seja fonte ou dê oportunidade à corrupção de bens morais e materiais.

Senhor, que o meu trabalho seja honesto, comprometido com o irmão necessitado e, assim, possa contribuir para o bem da humanidade, para a justiça social e para a glória de Deus.

Amém”

Deus abençoe,

Padre Reginaldo Manzotti

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui