No último domingo (12), Palmital alcançou uma posição de destaque na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, evento considerado o “Óscar da Gestão Pública no Brasil”. A premiação, em sua 3ª edição, busca reconhecer e valorizar práticas exemplares na gestão pública, promovendo o reconhecimento daquelas administrações que fazem a diferença em diversas áreas essenciais para a sociedade.
A cerimônia, apresentada pelos jornalistas Adriana Araújo e Marco Sabino, ocorreu no Grupo Bandeirantes de comunicação, em São Paulo, e contemplou prefeitos e cidades que se destacaram ao longo de 2023 em categorias como Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Palmital se destacou no Índice de Gestão Municipal (IGMA) que reúne dados públicos das cidades brasileiras, baseando-se em dados do Tribunal de Contas do Estado e na modelagem do Instituto Áquila. O município alcançou uma expressiva 278ª posição no ranking nacional, que engloba 5.568 cidades, e a 112ª posição no ranking estadual, dentre as 645 cidades de São Paulo.
Palmital foi a única representante da região a chegar à final, competindo com outras duas cidades no pilar do Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, entre as cidades com até 30 mil habitantes. Embora não tenha recebido a premiação máxima, o fato de estar entre as finalistas é motivo de grande orgulho para Palmital.
O prefeito Luis Gustavo, que recebeu a premiação, expressou sua satisfação: “Palmital concorreu com centenas de municípios do estado e esteve entre as três finalistas, sendo a única representante da região. Isso é motivo de muito orgulho e traz a certeza de que estamos no caminho certo.”
O Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública abrange diversos setores do município, desde o PIB per capita até o índice de renda domiciliar, refletindo a qualidade de vida da população. Esses indicadores são fundamentais para atrair investimentos e promover o crescimento econômico, estando diretamente ligados à escolarização dos moradores, à qualidade do trânsito, oportunidades de emprego e à facilidade de escoamento da produção. Além dos indicadores analisados, também foram destacadas no prêmio as iniciativas pioneiras e projetos que contribuem para a melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida dos cidadãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui