Entre os convocados pelo Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre deste ano, 84,5% fizeram integralmente o Ensino Fundamental 2 em instituições públicas. Esse percentual representa um crescimento em relação ao mesmo período de 2020 (78,6%).
O dado consta do Relatório Socioeconômico feito pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) – instituição responsável pelos processos seletivos das unidades do Centro Paula Souza (CPS) – com 75.259 candidatos aprovados no Vestibulinho.
O processo seletivo foi realizado, pela segunda vez consecutiva, por meio da avaliação do histórico escolar. A mudança, adotada para atender ao protocolo sanitário, visou garantir a segurança dos candidatos mantendo o distanciamento e evitando aglomerações.
Para o coordenador da Unidade do Ensino Técnico e Médio (Cetec), Almério Melquíades, “a seleção pela análise do histórico exclui a tensão natural da prova e também o risco de abstenção”. Essa mudança de avaliação pode ter influenciado algumas alterações no perfil dos novos alunos das Etecs.