Início Regional PEDRINHAS PAULISTA – Defesa Civil ressalta importância da prevenção de queimadas

PEDRINHAS PAULISTA – Defesa Civil ressalta importância da prevenção de queimadas

197
0

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil, Diego de Lima Franco, “boa parte das ocorrências de incêndio se dão devido ao comportamento das pessoas”.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Pedrinhas Paulista está em alerta para o aumento de ocorrências envolvendo focos de incêndios que podem ser ocasionados diretamente pelo período de estiagem que atinge o município. A condição climática com temperaturas mais altas e com baixo volume de chuvas contribui diretamente para o ressecamento do solo e da vegetação, deixando mais propícia a ocorrência de incêndios em vegetação decorrentes de queimadas. De acordo com o Coordenador da Defesa Civil, Diego de Lima Franco, “boa parte das ocorrências de incêndio em matas e restos de culturas se dão devido ao comportamento das pessoas”.
Assim, Diego reforça a importância de jamais usar o fogo como agente de limpeza em qualquer que seja o local, como por exemplo, para renovar a pastagem, além de não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos, próximos a lugares com área de vegetação. “Esse tipo de material deve ser destinado ao local certo”.
Além dos malefícios que as queimadas causam ao ser humano, animais e ao meio ambiente, provocar incêndio é crime, de acordo com a Lei Federal 9.605/98, que trata sobre a legislação ambiental e Artigo 250 do Decreto Lei nº 2.848 de 07/12/1940 (Código Penal). A pena pode ser de multa, detenção e reclusão para o autor, e outras penalidades de acordo com a extensão dos danos.
“A situação se agrava bastante com o clima seco, tradicionalmente, na nossa região, entre os meses de abril a outubro, quando ocorre este período de estiagem. Com a falta de chuvas e umidade, o mato fica seco e propício a focos de incêndios, sendo que uma simples bituca de cigarro, com uma minúscula fagulha, pode provocar incêndios de grandes proporções”, disse Diego.
O Coordenador da Defesa Civil também faz um pedido aos produtores que tiverem tanques e caminhões tanque, que deixem eles sempre cheios de água, ‘pois em uma ocorrência podem precisar da ajuda de todos’.
Qualquer dúvida ou em caso de emergência, o telefone da Casa da Agricultura é (18) 3375-1622 ou (18) 99607-7904.

(Assessoria de Comunicação PMPP) e "O Diário do Vale"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui