Neste sábado (10), comemora-se o Dia da Pizza no Brasil, esse prato que é quase unanimidade nacional. Difícil resistir a um “disco” de massa crocante e recheio borbulhante saindo do forno. Nesses tempos de isolamento social e pandemia, ela é quase um “carinho” ao coração. Não é à toa que é a mais pedida nos serviços de delivery em todo o país.

Esse é um setor que já se mostrava em uma crescente expansão no delivery, mas agora é visivelmente um dos menos afetados no ramo de alimentação.
As pizzarias que já operavam exclusivamente por delivery antes do início da pandemia do Covid-19, registraram uma queda inicial nos primeiros 15 dias da quarentena, mas recuperaram a margem a partir de abril, inclusive com aumento de faturamento a partir de abril entre 10% e 30%, porcentagem que teve variações entre regiões, aponta pesquisa da Associação Pizzarias Unidas do Brasil. Já aquelas que antes da pandemia adotavam o modelo de operação apenas em salão sofreram grande impacto negativo. Segundo estimativas da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, existem atualmente pouco mais de 40 mil pizzarias, formais e informais, no país.
A pesquisa aponta, também, que os sabores preferidos entre os brasileiros nesse momento continua sendo a pizza de calabresa, sendo a principal paixão dos brasileiros. O Brasil ocupa o segundo lugar de maior consumidor de pizza, perde apenas para os Estados Unidos.

No Brasil, São Paulo, devido à forte imigração italiana, é conhecida como a capital nacional da pizza. A pizza é um prato de origem italiana e famosa no mundo inteiro, porém alguns historiadores acreditam que a origem da pizza não esteja na Itália, mas sim entre os antigos povos egípcios, hebreus e até chineses. Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea.

Origem do Dia da Pizza
O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho no Brasil, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985. Foi feito nesta um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e marguerita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

Conheça nosso parceiro:

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui