Alunos do Colégio Marista Champagnat perceberam que havia poucos títulos para crianças com deficiência
A falha foi logo detectada pelos alunos do 5º ano do Colégio Marista Champagnat. Eles constaram que existiam poucas opções de livros infantis para crianças com deficiência auditiva e visual, ou que ainda estão em processo de alfabetização. Foi então que as professoras Rafaela Andrade e Taisa Lagamba pediram aos alunos que apontassem uma solução para o problema.
As crianças então resolveram montar uma biblioteca virtual, na qual os livros seriam narrados em áudio e traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os próprios alunos escreveram as histórias e deram títulos às nove obras que compõem, até o momento, a biblioteca.
A professora Rafaela Andrade conta que ficou impressionada com o protagonismo dos alunos que detectaram um problema na realidade local e encontraram uma solução, na perspectiva do Projeto de Intervenção Social do (PIS), adotado pelos Colégios Maristas.
A turma se dividiu em quatro grupos com as funções de escrever, gravar as narrações, editar e ilustrar as publicações. “Eles se engajaram bastante no trabalho e tudo foi produção deles”, ressalta a professora.
Os alunos também escolheram os gêneros das obras: comédia, suspense e drama para contar histórias que têm como temática principal o futuro que elas esperam para a humanidade. ”Todas as histórias mostram um olhar diferenciado para os problemas do outro”, explica.
Para garantir qualidade editorial às publicações, os alunos usaram ferramentas de edição de imagens e áudios como o Book Creator, One Note, TEAMS e o VLibras. Para acessar a biblioteca é só clicar aqui e entrar no universo criado pelas crianças.
Sobre os Colégios Maristas: os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br