Dado também o fato de que estamos em período de estiagem, pode ser que ocorra incêndios nas vegetações, portanto, as orientações são simples e que podem contribuir para que não ocorram acidentes.
Além disso, os condutores, caso não se deparem com pontos de neblina em nossa região, poderão encontrar em outros pontos de nosso Estado ou País, quando viajarem. Portanto:
1. Em caso de fumaça, feche os vidros para que não haja intoxicação com a fumaça do lado externo.
2. Tanto no caso de fumaça quanto em neblina, diminua a velocidade de forma calma, sem frear bruscamente.
3. Não utilize farol alto, pois, no caso de neblina e fumaça, podem ofuscar a visão e prejudicar mais ainda a visibilidade. A orientação é que se mantenham os faróis baixos acesos.
4. Mantenha sempre uma distância segura em relação ao veículo que está à frente.
5. Sinalize com antecedência sempre que for efetuar mudança de direção.
6. Nunca pare no acostamento. Caso não sinta segurança em prosseguir com a viagem, procure um local mais afastado possível da pista de rolamento e, com o veículo parado, ligue o pisca-alerta.
Importante lembrar que pisca alerta não pode ser ligado com o veículo em movimento, o que pode dar a falsa impressão a outros condutores na retaguarda que o veículo está parado sobre a pista.
7. Só atravesse a cortina de fumaça/neblina caso haja visibilidade suficiente.
8. Encontrando focos de incêndios às margens da rodovia, disque 190 ou, pra Concessionária que administra a rodovia, ou ainda, o DER se for quem administra.