Polpetone significa “polpeta grande” ou bola de carne grande. Como a grande maioria dos pratos tradicionais, nasceu pobre, na Itália, lá por meados do século XIV, originariamente para dar utilidade às sobras de carne de boi, porco e outras que somadas às ervas frescas e pão dormido resultavam numa saborosa e reforçada refeição.
Com o tempo, os regionalismos influenciaram a forma como esse prato era preparado, gerando diferenças oriundas da personalidade de cada lugar. Em Nápoles, ao sul da Itália, o polpetone é recheado com ovos, presunto, salame, linguiça. Já na Puglia, também ao sul, esse prato é recheado com vegetais.
INGREDIENTES
Patinho 500 gramas
Alho 1 dente
Farinha de rosca 2 colheres (sopa)
Mussarela 200 gramas
Ovo 3 unidades
Farinha de trigo a gosto
Salsinha a gosto
Orégano a gosto
Óleo de soja a gosto
Molho de tomate 2 caixinhas
Queijo Ralado a gosto
Manjericão a gosto
Sal a gosto
COMO FAZER
• 1.Em um recipiente junte: a carne moída, 1 ovo, a farinha de rosca, o alho, a salsinha, o sal e uma pitada de orégano. Misture bem e faça 4 bolas de carne. Recheie cada uma com um pouco de queijo mussarela em cubos, achatando em seguida, levemente como se fosse um hambúrguer.
• 2.Empane cada um, passando pela farinha de trigo, pelos ovos batidos e pela farinha de rosca. Aqueça o óleo e frite lentamente para não ficar cru por dentro. Coloque os polpettones em uma travessa refratária, regue-os com o molho de tomates e cubra cada um deles com fatias do queijo mussarela. Polvilhe com parmesão e leve ao forno para gratinar.
• 3.Em seguida, adicione o manjericão e sirva acompanhado de macarrão, arroz branco ou salada.
Excelente qualidade de receitas!