Aconteceu no último dia 24 de abril uma audição online com os alunos do Projeto Orquestra de Câmara Santa Cruz.
A audição foi realizada no início da noite e contou com a apresentação de conteúdo das aulas que estão em andamento também de forma online devido a pandemia.
No repertório canções do método Suzuki, utilizado pelos professores do projeto, Paulo Camilotti, Israel Tavares e Luan Tavares. A audição contemplou todos os alunos, desde os iniciantes até os mais experientes, como é o caso do aluno Bruno Lourenço que apresentou um concertino para violino.
Atualmente a Orquestra conta com 25 alunos. Os ensaios online acontecem há dois meses, desde quando o Estado de São Paulo entrou na Fase Emergencial para conter o avanço da pandemia.
No entanto, as aulas presenciais devem retornar na próxima semana, com alterações do Plano São Paulo e novo decreto publicado pela Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo.
Serão seguidas todos os protocolos de segurança.
Os ensaios de violino, viola, violoncelo e contrabaixo acontecem as terças e quintas das 16 horas às 20 horas. O Projeto Orquestra de Câmara Santa Cruz está em sua quinta fase.
O Projeto segue as normas do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura que, por sua vez, faz cumprir a Lei de Incentivo Fiscal, com o repasse de porcentagem de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pelas empresas às ações culturais, como a Orquestra.
A Associação Musical Santacruzense é a proponente dessa iniciativa, e está empenhada em difundir e democratizar o acesso à música instrumental por meio de apresentações a todos os públicos.