Que tal sair um pouco do convencional e aproveitar para fazer essa torta de banana que é vegana e super saborosa?
A nossa chef, do programa “Tá Na Mesa!” que vai ao ar aqui na Voz do Vale de segunda a sexta, das 11h00 às 12h00, Marina Pereira conta que aprendeu a base dessa receita com a chef Ana Pedrosa, carioca, no seu curso de Gastronomia Funcional, no Rio de Janeiro.
“Ela não está igualzinha a receita que a Ana Pedrosa passou, pois acrescentei as sementes de girassol, que são ricas em proteínas vegetais e contribuem nutricionalmente principalmente a quem tem uma dieta vegana, além de mais algumas especiarias”, explica Marina.
A torta é de preparo rápido e prático, segundo a chef.
“Aqui passei a receita com algumas sugestões de trocas que já fiz e deixaram a torta igualmente saborosa. Essas trocas nos permitem desfrutar de outros aromas e sabores utilizando a mesma base e, assim, também alternar a ingestão dos nutrientes contidos na torta”, explica a chef Marina.
TORTA DE BANANA VEGANA
INGREDIENTES
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 xícaras (chá) aveia
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farinha de castanha do Pará
1/3 de xícara (chá) de semente de girassol bem picadinha
1/2 colher (café) de cardamomo em pó (opcional)
1/2 colher (café) cravo em pó (opcional)
3/4 xícara (chá) de óleo de coco ou azeite
1/2 xícara (chá) de uvas-passas brancas demolhadas por pelo menos 1 hora
2kg de banana nanica
Canela em pó para polvilhar
Açúcar demerara para polvilhar
Hortelã para decorar
MODO DE PREPARO
Num bowl misture os secos: o açúcar mascavo, a aveia, farinha de trigo integral, farinha de castanha do Pará, a semente de girassol, o cardamomo em pó e o cravo em pó. Depois de misturados, adicione o óleo de coco ou azeite e as passas demolhadas, misturando bem os ingredientes até uma farofa úmida e de boa liga.
Unte com óleo de coco ou azeite uma forma de fundo falso.
Forre com uma camada da farofa, com a espessura de 1cm e aperte bem com as pontas dos dedos, até que a massa fique compacta.
Fatie as bananas no sentido comprimento e arrume em círculos sobre a camada, sobrepondo as bananas. Faça outra camada da farofa sobre as bananas e assim sucessivamente, finalizando sempre com a banana, sobrepostas e em círculos.
Polvilhe canela e açúcar.
Levar ao forno preaquecido de 180°C a 200°C, por cerca de 30min.
Retire do forno, deixe esfriar e retire o aro.
DICAS
Você pode também fatiar as bananas em rodelas caso ache mais fácil. O efeito visual é diferente, mas a torta fica igualmente saborosa.
A aveia pode ser em flocos finos, grossos e até mesmo o farelo de aveia. Mas eu prefiro a de flocos grossos para o preparo dessa receita especificamente.
Você pode substituir a farinha de castanha do Pará por farinha de amêndoa, castanha de caju, avelã, por exemplo.
As especiarias agregam, e muito, para o aroma, sabor e nutricionalmente para esse preparo. Caso você queira, pode substituir o cardamomo e o cravo também por gengibre em pó, noz moscada, cúrcuma em pó com um pitada de pimenta preta, por exemplo.
As uvas-passas brancas podem ser substituídas pelas pretas, damasco, cranberry, tâmaras.
Essa torta fica maravilhosa acompanhada por um sorvete de gengibre, coco, chocolate amargo, seja o sorvete vegano ou não.
Para os dias mais frios, sirva com um chá de gengibre, um leite de amêndoas com especiarias ou até mesmo o nosso bom e velho café!