A cidade de Tarumã, que tem se destacado por suas inovações e boas práticas, está empenhada no combate à dengue. Para isso, o município deu início à implementação do Monitoramento Integrado do Aedes e ao Monitoramento Inteligente do Vírus, tecnologias desenvolvidas pela empresa Ecovac, localizada em Belo Horizonte – MG.
Na última quarta-feira (22), as equipes de saúde do município passaram por um treinamento teórico e prático intenso para iniciar a instalação do sistema em toda a cidade. Ana Paula Moreira, Técnica Gestora de Qualidade da empresa, foi responsável por conduzir o treinamento sobre a instalação da armadilha para mosquitos da dengue. Após a capacitação, as equipes foram divididas em pequenos grupos de agentes de saúde e de vigilância sanitária para iniciar os testes em diversos pontos da cidade.
Durante a live de lançamento realizada nesta quinta-feira (23), Ana Paula explicou que o sistema será implantado em uma área com distância de 200 a 250 metros entre as armadilhas, sendo necessárias 64 unidades para cobrir toda a extensão de Tarumã. Semanalmente, a equipe realizará visitas para inspecionar as armadilhas, identificando a presença do mosquito, especialmente das fêmeas, que serão coletadas e enviadas para análise molecular no laboratório da capital mineira. Essa análise permitirá identificar se os mosquitos coletados estão infectados com os vírus da dengue, chikungunya, zika e febre-amarela, se estes estiverem circulando na área urbana, e determinar áreas prioritárias para o controle.
Após as análises, a administração municipal terá acesso aos dados consolidados das 64 armadilhas em Tarumã, o que permitirá identificar áreas prioritárias para intervenção. A colaboração da população é fundamental para receber os profissionais em suas residências e permitir a instalação das armadilhas. É essencial destacar que as armadilhas devem ser instaladas em locais seguros, protegidos da chuva e do sol, pois, apesar de sua simplicidade visual, são equipamentos tecnologicamente avançados para a captura dos mosquitos.
▶️ Para mais informações, assista à live realizada nesta quinta-feira, 23 de maio, na página do Facebook da Prefeitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui