No último Mutirão do Cadastro Único (CadÚnico) promovido pela Secretaria de Promoção e Assistência Social de Maracaí no dia 20/04/24, aproximadamente 85 pessoas foram cadastradas, marcando um importante passo na inclusão e assistência à população de baixa renda. A ação não se limitou apenas ao cadastramento, mas também teve como objetivo a atualização dos cadastros existentes, consultas e orientações aos participantes.
O CadÚnico destaca-se como o principal instrumento utilizado para a seleção e inclusão de famílias de baixa renda em Programas Sociais do Governo Federal, Estadual e Municipal. Nele, são registradas informações essenciais sobre as famílias, como características familiares, dados da residência, identificação de cada membro, níveis de escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outros detalhes relevantes.
A importância do CadÚnico reflete-se na sua utilização por diversos programas sociais, sendo o facilitador para a participação em iniciativas cruciais para o bem-estar da população. Entre os programas que se baseiam nesse cadastro, destacam-se o Bolsa Família, destinado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica, a Carteira do Idoso, o Viva Leite, entre outros.
Para comunicar irregularidades ou suspeitas de fraude no programa Bolsa Família, a Prefeitura de Maracaí oferece o canal para denúncias, disponível em: www.maracai.sp.gov.br/bolsa-familia
Fotos: Divulgação.