𝐶𝑜𝑛𝑠𝑒𝑙ℎ𝑜 𝑎𝑣𝑎𝑙𝑖𝑜𝑢 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑟𝑣𝑖𝑐̧𝑜𝑠 𝑠𝑜𝑙𝑖𝑐𝑖𝑡𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑛𝑜 𝑝𝑙𝑎𝑛𝑜 𝑛𝑒𝑔𝑜𝑐𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑃𝑟𝑒𝑓𝑒𝑖𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑒 𝑜𝑠 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑝𝑜𝑠𝑡𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑝𝑎𝑔𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑟𝑣𝑖𝑐̧𝑜𝑠

 

Aconteceu na última quinta-feira (15/02) a reunião do Conselho de Administração da Santa Casa de Assis. Na pauta, foram discutidos os temas: apreciação do Convênio 2024/2029, que formaliza contrato de prestação de serviços SUS para Secretaria Municipal da Saúde de Assis, e também a posse da nova conselheira Nelma Maria de Oliveira.

O Conselho, composto por 20 membros representantes da sociedade, irmandade e funcionários, tem a função de estabelecer políticas, aprovar orçamentos e fiscalizar a Santa Casa de Assis.

Foi com este compromisso que na noite de quinta-feira, os presentes avaliaram a proposta apresentada para a formalização de parceria manterá a Santa Casa de Assis na rede regionalizada e hierarquizada de ações e serviços de saúde de média e alta complexidade a serem prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles, ambulatoriais, cirurgias eletivas, retaguarda médica, cardiovascular, atendimento de urgência tipo 2 de pacientes com AVC, UTI adulto e exames diversos, incluindo metas quantitativas e qualitativas.

Esses atendimentos podem ocorrer em toda a estrutura da instituição que por ela seja designada, respeitando sempre o percentual de 60% dos seus atendimentos a pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), podendo assim ainda destinar os 40% restantes para particulares e convênios privados, possibilitando um equilíbrio financeiro.

A celebração do convênio foi autorizada pelo Conselho de Administração da Santa Casa de Assis e deverá agora seguir para as negociações finais e assinatura, trabalho realizado pela Diretoria Executiva, Provedoria e equipe gestora da instituição hospitalar.

𝐑𝐄𝐏𝐀𝐒𝐒𝐄𝐒 𝐅𝐈𝐍𝐀𝐍𝐂𝐄𝐈𝐑𝐎𝐒
A formalização do convênio possibilita não só um atendimento SUS de qualidade à população local, mas auxilia financeiramente a instituição hospitalar, embora não seja suficiente para a cobertura das despesas com o atendimento.

A Santa Casa de Assis não recebe nenhum repasse mensal espontâneo pela esfera municipal. Os pagamentos pelos serviços contratados no convênio em questão vêm do Ministério da Saúde/ Fundo Nacional da Saúde, sendo somente repassados pelo Município.

Em constante busca por equilíbrio financeiro a instituição complementa seu faturamento com serviços para particulares e convênios privados, recebendo também apoio financeiro das esferas Federal e Estadual com programas ou verbas específicas, além do recebimento de emendas parlamentares e doações de empresas e pessoas físicas solidárias.

𝐎𝐑𝐆𝐀𝐍𝐈𝐙𝐀𝐂̧𝐀̃𝐎 𝐀𝐃𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐑𝐀𝐓𝐈𝐕𝐀
Apesar de centenária, poucas pessoas conhecem a estrutura de governança da Santa Casa de Assis e sabem que a instituição é uma entidade civil de direito privado, de utilidade pública, caracterizada pela sua independência e autonomia, cuja estrutura organizacional é composta por uma Irmandade, em que os membros compõe a Assembleia Geral e um Conselho de Administração, Conselho Fiscal e uma Diretoria Executiva, sendo este grupo responsável por planejar, autorizar, fiscalizar e gerir as ações e serviços da Santa Casa de Assis.

𝐓𝐑𝐀𝐍𝐒𝐏𝐀𝐑Ê𝐍𝐂𝐈𝐀
A Santa Casa de Assis mantém uma política de transparência, organização e idoneidade. Toda a composição da sua Irmandade, Conselho e Diretoria, assim como todos os documentos de convênios, balanços e repasses recebidos estão disponíveis para conhecimento público no site www.santacasadeassis.org.br . Destacamos ainda que todos os membros da sua estrutura de governança são voluntários, ou seja, não recebem qualquer pagamento ou benefício pelo trabalho realizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui