FONTE: AGENCIA RADIO 2
Maioria dos alunos da rede pública estuda em escolas sem biblioteca.
É o que mostram dados do Censo Escolar de 2022, compilados pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.
De acordo com o levantamento, só 3 de cada 10 escolas públicas brasileiras contam com biblioteca – isso considerando todos os níveis de ensino: infantil, fundamental e médio.
Com isso, 52% dos alunos matriculados em escolas públicas, num total de mais de 18 milhões de crianças e adolescentes, estudam em escolas sem espaço para consulta e empréstimo de livros.
Recorte por estado revela que Acre, São Paulo, Maranhão e Distrito Federal são as unidades da federação que registram o menor percentual de alunos matriculados em estabelecimentos com bibliotecas. Por outro lado, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás são os estados com mais estudantes em escolas que contam com bibliotecas.
Quando a análise é por rede de ensino, o melhor desempenho é da União.
Em 98% das escolas federais têm biblioteca. Nas redes estaduais, o número cai para 61% e, nas municipais, fica em 23%.
Vale lembrar que uma lei aprovada em 2010, a de número 12.244, determinou que as instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do Brasil tivessem bibliotecas. Na ocasião, foi dado prazo de 10 anos para que todas as escolas providenciassem o espaço. O prazo venceu em 2020 – e a determinação não foi cumprida.