FONTE: O DIARIO DO VALE
Nem o forte calor espantou o público, que chegou cedo para participar da missa celebrada às 9h pelo frade capuchinho Emerson Rodrigues

 

Uma multidão esteve neste sábado no salão de festas da água da Pinguela, bairro rural de Cândido Mota, para participar da tradicional e centenária Festa de Santos Reis. Nem o forte calor espantou o público, que chegou cedo para participar da missa celebrada às 9h pelo frade capuchinho Emerson Rodrigues na igreja da comunidade, que fica ao lado do salão. O almoço começou a ser servido às 11h. O evento teve o apoio da Prefeitura de Cândido Mota, e patrocínio do SicoobCredimota.

O prefeito Eraldo Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’, a presidente da Câmara de Vereadores Regina Jabur Freire, bem como secretários municipais e vereadores, marcaram presença. O prefeito de Assis, José Fernandes, também esteve prestigiando o evento, além de várias outras lideranças municipais, regionais e estaduais.

A cerimônia de encontro das bandeiras da ‘Família Leiteiro’ e da ‘Família Godinho’ teve início por volta das 14h. Segundo os organizadores, mais de oito mil pessoas participaram do almoço, cujo cardápio teve arroz, macarrão, feijão e carne bovina, suína e frango. Todos os alimentos servidos foram arrecadados durante as visitas dos foliões a famílias em Cândido Mota e cidades da região.

Desde 25 de dezembro

A jornada dos músicos e foliões começou no último dia 25, seguindo a tradição, e terminou neste dia 4. Neste período, os cerca de 100 voluntários que atuaram nas bandeiras visitaram em torno de 150 propriedades na região, utilizando dois ônibus, uma van e uma caminhonete.

“Como todos os anos, foi uma grande festa, com a presença de um grande público. Agradecemos a todas as famílias que nos receberam durante a jornada, que foram muitas, com carinho, fé, amor e devoção; a todos que trabalham com as bandeiras, aos voluntários que trabalharam na festa, aos membros das famílias Leiteiro e Godinho e todos os seus familiares”, disseram os organizadores da festa. Eles também agradeceram ao prefeito Eraldo Pereira, à Câmara de Vereadores e à prefeitura de Cândido Mota e seus servidores.

Por sua vez, o prefeito Eraldo Pereira fez questão de enaltecer a importância do evento e o bem que ele produz à comunidade. “É uma festa centenária, que começou há mais de 100 anos e que até hoje tem muitos seguidores. É uma jornada de fé e amor ao próximo e que a nossa administração construindo um novo tempo faz questão de ser parceira e participante ativa. Muito obrigado a todos os organizadores, voluntários, e a todos que vieram prestigiar essa festa maravilhosa. Deus abençoes a todos e todas”, completou o prefeito cândido- motense.

Tradição
A Bandeira da Família Godinho teve início em Cândido Mota, há 107 anos, quando o município nem havia sido fundado, em 17 de dezembro de 1916, com José Pereira Godinho. Com o falecimento do patriarca, um dos filhos, Pedro Pereira Godinho assumiu, e com sua morte, o sobrinho Paulo Pereira Godinho recebeu a responsabilidade de manter viva a tradição da família. Paulo também faleceu e o comando da Cia está com seu irmão José Pereira Godinho Neto, que acompanhou seu avô, fundador da bandeira, nas festividades a partir dos 7 anos.

Já a Bandeira de Reis da Família Leiteiro, foi iniciada por Vicente Modesto de Oliveira, em 1923 até 1958, quando o filho, Antoninho Vicentinho de Oliveira, o ‘Toninho Leiteiro’, assumiu o comando do evento, até falecer aos 84 anos, em agosto de 2022. Desde então, a tradição vem sendo mantida por seus filhos, familiares e amigos.

“É uma tradição que estamos tentando manter viva em nossas famílias e na nossa comunidade”, finalizaram os organizadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui