A Prefeitura de Palmital, em parceria com o Sebrae e Inova CPS, promoveu nos últimos 4 meses, o Concurso Empreenda Palmital, reconhecendo planos de negócios de alunos do ensino médio. O objetivo foi estimular uma cultura empreendedora e o desenvolvimento local. O evento pioneiro no Estado de São Paulo teve etapas que culminaram na premiação dos cinco projetos finalistas durante o Natal Feliz 2023.
O prefeito Luis Gustavo, idealizador do projeto, ressaltou: “Queremos inspirar nossos jovens a almejarem grandes objetivos, a criarem soluções inovadoras para os desafios da sociedade e a se prepararem para o mercado de trabalho. O concurso foi uma oportunidade única para eles aprenderem sobre empreendedorismo e desenvolverem seus planos de negócios”.
Na última sexta-feira (15), os cinco projetos finalistas foram reconhecidos com prêmios simbólicos, sendo que o vencedor, João Henrique Nogueira, recebeu um prêmio de R$5 mil reais. Seu projeto, Biosponge, apresentou buchas vegetais orgânicas, promovendo práticas sustentáveis e higiene consciente.
O segundo lugar ficou com o projeto Aromas e Sabores, de Maria Bizzotto, Gabriel De Melo e Dandara de Paula, que propuseram temperos orgânicos e sustentáveis comercializados online. Giulia Barbosa e Isabele da Costa conquistaram o terceiro lugar com o projeto G.I. Infláveis, dedicado à produção de infláveis promocionais personalizados.
No quarto lugar, o projeto Music For Life, proposto por Pablo Lopes, Nicollas de Moraes, Vitor Lino, Vitória Hermini e Nathaly Manfredo, oferece aulas de música especializadas, visando reduzir déficits de aprendizado. Já o projeto Abraçando o Autismo, de Luiza Cerqueira, Isabelly dos Santos e Aline Moreira, busca melhorar a inclusão de portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar.
Parabéns a todos os finalistas, e especialmente ao vencedor, João Henrique Nogueira, e desejamos que esses projetos vencedores inspirem outros a sonhar alto, a construir soluções inovadoras e a contribuir para um desenvolvimento sustentável que perdure nas gerações futuras.