Após uma série de reuniões e tratativas entre o Poder Público Municipal e a Sociedade Civil organizada, a Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Assistência Social, iniciou a campanha “Sua esmola mantém ele na rua”, visando conscientizar a população a não dar esmolas para moradores em situação de rua.
Segundo a diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Cátia Aparecida da Silva, a maioria das pessoas em situação de rua no município são residentes em Paraguaçu Paulista e possuem moradia fixa, apesar de optarem muitas vezes por permanecer na rua.
O CREAS mantém constante atuação visando a identificação desses moradores e dos motivos que os levam a permanecer nas ruas, mesmo tendo moradia e família. Na maioria dos casos, a motivação é o vício em álcool e drogas.
Outra questão que motiva as pessoas a permanecerem na situação de rua é a facilidade em obter esmolas e doações, seja de dinheiro, alimentos, roupas, entre outras. Para mudar esse quadro, a Assistência Social está promovendo uma campanha de conscientização da população, orientando para que os moradores evitem dar esmolas, visto que essa atitude colabora para que essas pessoas, que já passam por situações de vulnerabilidade social em decorrência de vícios e problemas psicológicos, permaneçam na situação de rua, expostos a diversos problemas, como violência, doenças, entre outras.
Diversos cartazes foram distribuídos em pontos estratégicos do município, orientando a população a não dar esmolas e ao presenciar alguém em vulnerabilidade social, acionar o CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, por meio dos telefones 3361-9679 ou 3361-9703.