O município de Cândido Mota foi certificado pelo terceiro ano consecutivo e alcançou o 26° no ranking estadual, no ranking paulista do Programa Município Agro – ciclo 2022/2023, executado pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, para incentivar a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor. No ano de 2022, o município alcançou o 43° lugar e em 2023, o 26° no ranking, essa evolução demonstra a importância que a gestão atual vem dando a pasta da Agricultura no município.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ênio Lino Botega Nogueira e a diretora de gestão ambiental da secretaria, Lara Dias , estiveram na tarde de sexta-feira, dia 24, na cerimônia de ranking e premiação dos municípios.
O evento SP Agro, realizado no Palácio dos Bandeirantes, teve a presença do governador Tarcísio de Freitas e do Secretário Estadual de agricultura, Guilherme Piai.
Com a certificação, o município foi premiado com R$ 50 mil para serem utilizados em projetos da pasta.
O prefeito Eraldo Enfermeiro falou sobre a premiação “É motivo de muita alegria para nós saber que em um estado de 645 municípios, nós somos o 26º no ranking do agro. Isso é fruto de muito trabalho desenvolvido durante todo ano para sairmos das últimas posições do ranking e vir para o topo, se tornando uma referência em toda a nossa região.” disse Eraldo e continua “Agradeço a Deus, a todos os servidores e equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e já lanço o desafio: queremos estar entre as 10 melhores cidades no ano de 2024 e tenho certeza que temos condições e força de vontade para buscar isso.” concluiu o Prefeito Eraldo Enfermeiro.
Criado pelo Decreto Estadual nº 64.467/2019 e regimentado pela Resolução SAA nº 15/2022, o Programa Município Agro – Ranking Paulista estimula as prefeituras a implementar e desenvolver agendas estratégicas estaduais a fim de fortalecer as gestões locais, melhorar produtividade e sustentabilidade do agronegócio de São Paulo e a investir em ações para melhorar as condições de vida das pessoas na área rural.