Realizada no início deste mês a reunião anual do Núcleo Médio Paranapanema do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) apresentou em Assis os avanços obtidos com os projetos que nortearam a atuação do setor ao longo de 2023. Entre essas iniciativas estão aquelas voltadas à proteção da fauna silvestre, análise dos Cadastros Ambientais Rurais, inscrição de Reserva Legal, segurança de barragens, reciclagem e governança ambiental. Consistente em um sistema de prevenção e combate a incêndios florestais, a Operação Corta Fogo também foi assunto no encontro, assim como o resguardo a áreas de preservação permanente em torno de usinas hidrelétricas.
Conduzida pelos promotores de Justiça Sérgio Campanharo e Luis Fernando Rocha, a reunião contou com explanações a respeito das atividades que tiveram participação do GAEMA – Núcleo Pardo, como aquelas promovidas em comemoração ao Dia do Meio Ambiente e a operação conjunta com as Polícias Militar, Ambiental e Rodoviária com vistas a combater o tráfico de animais silvestres.
Membros do MPSP, representantes das prefeituras abrangidas pelo núcleo, de outros órgãos públicos e da sociedade civil tiveram a oportunidade de fazer considerações sobre a atuação do GAEMA e apresentar sugestões visando ao seu aprimoramento.