O evento proposto pelo vereador Alexandre Cachorrão (PDT), está fixada na Lei n.º378/2019, a propositura estende à cidade de Assis o “Diploma de Mérito Cultural”, uma forma de reconhecer os artistas da cidade e profissionais que atuam no segmento cultural.
Mesa diretora: A presidente da Câmara, Viviane Del Massa (PP), o vereador Alexandre Cachorrão (PDT), o secretário de Cultura, Emerson Gonçalves e o presidente do Conselho da Cultura, Marcelo Gardim.
Vereadores presentes: Gerson Alves (PTB), Carlinhos-Zé Gotinha (REPUBLICANOS) e Vinicius Simili (PDT).
Alexandre Cachorrão, explica que o projeto visa credibilizar a história e a cultura assisense, homenageando diferentes segmentos e afirmando a importância da valorização do setor.
“Tivemos a oportunidade de através desse projeto, prestar essa homenagem aos artistas da nossa cidade com a manifestação cultural de vários segmentos, isso mostra a diversidade e a riqueza cultural de Assis. Nós estamos no terceiro diploma de Mérito Cultural e mais uma vez esta Casa de Leis, mostrou comprometimento à nossa cultura”, ressaltou.
Para a presidente da Câmara, Assis precisa valorizar cada vez mais os artistas da cidade.
“Nós precisamos ver a grandeza que é a cultura e a arte, principalmente do nosso município. Nesta noite memorável, nós estamos reconhecendo a verdadeira arte na cidade de Assis”, disse.
O secretário de Cultura, Emerson Gonçalves, disse que os homenageados são artistas inspiradores de persistência e dedicação. O secretário aproveitou o momento para também falar sobre a Lei Paulo Gustavo.
“Serão mais recursos para Assis, vamos anunciar assim que colocarmos os editais nas plataformas, são quase 900 mil reais para a cidade e mais cinco anos da Lei Aldir Blanc. Agradeço também ao vereador Alexandre Cachorrão, por este Projeto de Lei da Câmara Municipal, estamos aqui celebrando, pois é prazeroso ter uma noite em que valorizamos os artistas”, salientou.
Durante o uso da palavra, Gerson Alves, exaltou as personalidades que receberam o diploma.
“Parabéns por tudo o que representam para a nossa cultura, vocês artistas não trazem apenas o desenvolvimento, vocês mantêm a história do nosso município”, conclui.
Segundo Vinicius Simili é preciso discutir mais pautas voltadas ao segmento cultural.
“Precisamos preservar, incentivar, enaltecer e fomentar a manifestação cultural. Não podemos fazer com que a cultura seja colocada em segundo plano, é nossa responsabilidade fazer com que a cultura seja protagonista”, finalizou.