DCIM100MEDIADJI_0184.JPG

Graças à eficiência e rapidez proporcionadas pelo sistema construtivo modular em chapas de aço e perfis galvanizados, a escola Darcy Ribeiro, em Florianópolis, teve a sua construção concluída em tempo recorde, apenas 42 dias. O responsável pelo projeto, Roberto Becker, da Quick House, destacou que mesmo com a utilização de 102 toneladas de aço, a simplicidade foi a principal característica da obra, abrangendo todas as etapas, desde o projeto até a montagem no canteiro.

Desenvolvido com painéis autoportantes, Becker ressalta que o sistema construtivo em aço proporcionou uma abordagem simplificada tanto no projeto arquitetônico quanto na fabricação e montagem dos painéis, resultando em uma construção ágil e eficiente. “A execução segue uma sequência bem-marcada de serviços, realizada por equipes especializadas, que incluem fundações radier com instalações sanitárias de piso e polimento; montagem metálica de paredes e cobertura; colocação de telhas; instalações elétricas e sanitárias; revestimento externo com chapas cimentícias; colocação de lã de vidro em todas as paredes; revestimentos de gesso em paredes internas e forro; colocação de esquadrias; pintura de paredes, tetos e piso; além da instalação de tampos, louças, metais e acessórios”.

O arquiteto reforça ainda a importância da velocidade de construção alcançada graças ao sistema em chapas e perfis galvanizados. “O projeto, modulado em peças que podem ser transportadas em carretas comuns, tem todo o seu processo de logística facilitado. Outro benefício é que, devido a leveza das paredes executadas com esse sistema, é possível que a fundação seja resolvida com uma simples laje radier de rápida execução”.

Roberto Becker explica que graças ao sistema construtivo em aço também foi possível que o projeto arquitetônico da escola fosse cuidadosamente planejado para promover a sustentabilidade e o aproveitamento de recursos naturais. “Grandes janelas foram incorporadas nas fachadas, permitindo a entrada de luz natural e reduzindo a necessidade de iluminação artificial durante o dia. Outro detalhe que vale a pena mencionar é que o telhado inclinado foi projetado para captar a água da chuva, que é direcionada para um sistema de armazenamento e reutilização”.

Para o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o projeto e consequentemente conclusão da Escola Darcy Ribeiro em apenas 42 dias são exemplos de inovação e eficiência na construção civil, que possibilitam ainda a exemplificação de diversos benefícios que podem ser proporcionados a uma obra quando os responsáveis optam pelo uso do sistema construtivo em aço. Além do tempo recorde, com o uso do aço, também foi possível a realização de uma obra com mínimos impactos ambientais.

A instituição acredita ainda que devido a bem-sucedida conclusão desse projeto, o sistema construtivo em aço poderá ser utilizado em cada vez mais construções, como universidades, hospitais, prédios comerciais e residenciais, o que contribui para mais agilidade, sustentabilidade e até mesmo fortalecimento econômico da indústria da construção civil brasileira.

 

Sobre o CBCA

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.

O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui