Fonte: O Diário do Vale
A Prefeitura de Cândido Mota inaugurou na tarde de sexta-feira, dia 1, a Central de Monitoramento de Imagens (CMI), que conta com mais de 430 câmeras instaladas em 43 locais do município, distritos de Nova Alexandria, Frutal do Campo, Porto Almeida e patrimônio de São Benedito. A cerimônia contou com a presença do prefeito Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’, secretários, vereadores e representantes das polícias Civil e Militar, e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).
“Graças a Deus estamos aqui inaugurando mais um importante programa em Cândido Mota. Não posso deixar de agradecer a toda Câmara de Vereadores, que quando apresentamos o projeto, prontamente nos apoiou e continua sempre parceiras em todas as ações de melhorias para o município, e à minha esposa e presidente do Fundo Social de Solidariedade Rosana Pereira Zimermam. Obrigado a equipe da empresa responsável pelo monitoramento, que vem desempenhando um ótimo trabalho, às polícias Civil e Militar que têm sido grandes parceiros da nossa administração, aos secretários, diretores, coordenadores e todos os funcionários, pois é com esta união que conseguimos cada vez mais melhorias para Cândido Mota”, agradeceu o prefeito.
Eraldo também destacou o investimento na segurança. “Nossa administração tem investido um todas as áreas e, na segurança não poderia ser diferente, principalmente na segurança preventiva”, ressaltou o prefeito, anunciando que a intenção é ampliar a quantidade de locais monitorados no município. “Estamos com pouco mais de 430 câmeras instaladas em nosso município e distritos. Elas dão suporte para a Polícia Civil e Militar na elucidação de fatos relacionados à segurança pública e, por isso, nossa pretensão é aumentar este programa. Estamos trabalhando para isto. Que Deus abençoe e proteja a todos e, contem sempre com esta gestão ‘construindo um novo tempo’”, concluiu.
Sistema Detecta SP
A CMI de Cândido Mota também está interligada ao Sistema Detecta, uma plataforma do Governo do Estado de São Paulo que permite a troca de informações, o compartilhamento de imagens e a cooperação dos órgãos públicos. Além disso, garante maior agilidade, assertividade e eficiência na identificação de infrações administrativas e no combate à criminalidade.
O Detecta é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e é o maior big data de dados e informações policiais o maior big data de dados e informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo.