O Projeto Orquestra de Câmara Santa Cruz está com inscrições abertas para novas turmas, com aulas gratuitas dos seguintes instrumentos: violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico.
Os interessados podem fazer a inscrição pessoalmente no Cras São José, onde acontecem as aulas, ou através do formulário online https://forms.gle/xBS2qRA55a4Ep5KY7 . O único critério é ter acima de 10 anos.
Atualmente a Orquestra conta com 40 integrantes, que são alunos remanescentes da sexta fase, aguardando a chegada de novos alunos para a execução da sétima fase do Projeto.
No dia 19 de agosto foi realizada a Aula Inaugural que, oficialmente, consagrando o início da sétima fase do Projeto, após oito anos de atividades.
Na ocasião, sob a presidência do Prof. José Magalli F. Junqueira, Responsável Técnico e Artístico, foi feita uma explanação dos objetivos do Projeto, bem como planejamento da ação pedagógica para os próximos meses. Para encerrar a Aula Inaugural, alguns professores fizeram uma breve apresentação musical aos presentes.
“Estamos muito felizes em poder ampliar esse projeto através de novas turmas. O foco segue sendo o de transformar vidas através da Música. Junte-se a nós, será um prazer receber novos integrantes para as aulas e preparação de belas apresentações futuras“, destaca o Regente e Responsável Técnico e Artístico do Projeto, Prof. José Magalli Junqueira.
A ORQUESTRA DE CÂMARA
A Orquestra de Câmara Santa Cruz tem como foco promover a Cultura, facilitando a inclusão social em um território social especialmente vulnerável.
O Projeto é mantido através do PROAC/ICMS, com a captação de recursos advindos do imposto de empresas. Nesta sétima fase que se inicia, o Projeto conta com as seguintes empresas parceiras: Santa Massa, Solito, Plenan e Hidroceres.
As aulas são realizadas no CRAS São José, em diversos horários durante a semana, das 16 horas às 20 horas, e também em alguns horários matutinos e vespertinos. Aos sábados são realizados os ensaios gerais, a partir das 9 horas.
A Orquestra formada pelo projeto também realizou turnês, como o “Curto Circuito Musical” ( Cinema in Concert) , entre os anos de 2018 e 2021, passando pelas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo, Assis, Cândido Mota, Piraju e Bauru. Em 2022 realizou a turnê “A Evolução da Música”, passando pelas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo, Assis, Ourinhos e Jacarezinho.
A Associação Musical Santacruzense, proponente dessa iniciativa, está empenhada em difundir e democratizar, cada vez mais, o acesso à música instrumental, por meio de apresentações a todos os públicos, oferecendo aos integrantes do projeto, não apenas inclusão no mundo da Cultura, como oportunizando-os a uma intensa vivência social.