• FORUM REGIONAL DE PLANTIO DIRETO

“As ações da APDVP coadunam com o que a cooperativa presa: sempre buscando a sustentabilidade dos negócios agrícolas e levando informação ao produtor”, afirma gestor da unidade

Centenas de produtores, integrantes de instituições de pesquisa e extensão rural, associações, cooperativas e representações participaram do Fórum Regional do Médio Paranapanema sobre Sistema de Plantio Direto e Sustentabilidade Agrícola. O evento foi realizado na fazenda Santo Antônio (irmãos Coda), em Florínea, sendo realizado pela Associação de Plantio Direto do Vale Paranapanema (APDVP). A Coopermota foi apoiadora da iniciativa e fez parte da programação do evento.

As palestras foram realizadas no período da manhã, com a abertura do cronograma com a participação do consultor internacional SPD e pesquisador sênior do IAPAR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Dr. Ademir Calegari. Ele compartilhou com os produtores a sua experiência na adoção do mix de plantas cultivados no Brasil e no exterior, como parte das apresentações da palestra intitulada “Manejo regenerativo/sustentável de solos através do uso de mix de plantas de cobertura e equilíbrio dos atributos do solo”.

Na sequência, o pesquisador da Embrapa Soja – Londrina/PR, atuante na área de fertilidade e microbiologia do solo, Dr. Marco Antônio Nogueira, falou sobre “Como potencializar e construir a fertilidade biológica do solo”.

As abordagens teóricas do fórum foram encerradas com a participação do professor da UEL aposentado e pesquisador em mecanização e manejo do solo, Dr. Ricardo Ralisch, o qual destacou o “porquê e como avaliar a estrutura do solo”.

O gestor da Unidade de Negócios da Coopermota de Cândido Mota, Marcel Saade, avalia positivamente o evento, do qual a cooperativa participa já há alguns anos. “Nós estamos vendo aqui a presença de produtores de várias regiões: do Paraná, Avaré, Santa Cruz do Rio Pardo… Então, isso para nós é muito importante. As ações da associação estão operando diretamente ao que a cooperativa preza. Sempre buscando a sustentabilidade dos negócios, levando informação, deixando o produtor cada dia mais preparado para as intempéries agrícolas”, convida.

Da mesma forma, o engenheiro agrônomo Fernando Alves Nunes, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) – Sementes e Mudas, com sede em Campinas, destaca que o evento é importante para “deixar claro para o produtor a importância do sistema de plantio direto e também da interação biológica no solo com o manejo de plantas e a rotação de cultura. É importante para ele entender a produção agrícola como um sistema, propriamente um sistema de plantio direto na palha, que está sendo constantemente aprimorado”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui