“As ações da APDVP coadunam com o que a cooperativa presa: sempre buscando a sustentabilidade dos negócios agrícolas e levando informação ao produtor”, afirma gestor da unidade
Centenas de produtores, integrantes de instituições de pesquisa e extensão rural, associações, cooperativas e representações participaram do Fórum Regional do Médio Paranapanema sobre Sistema de Plantio Direto e Sustentabilidade Agrícola. O evento foi realizado na fazenda Santo Antônio (irmãos Coda), em Florínea, sendo realizado pela Associação de Plantio Direto do Vale Paranapanema (APDVP). A Coopermota foi apoiadora da iniciativa e fez parte da programação do evento.
As palestras foram realizadas no período da manhã, com a abertura do cronograma com a participação do consultor internacional SPD e pesquisador sênior do IAPAR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Dr. Ademir Calegari. Ele compartilhou com os produtores a sua experiência na adoção do mix de plantas cultivados no Brasil e no exterior, como parte das apresentações da palestra intitulada “Manejo regenerativo/sustentável de solos através do uso de mix de plantas de cobertura e equilíbrio dos atributos do solo”.
Na sequência, o pesquisador da Embrapa Soja – Londrina/PR, atuante na área de fertilidade e microbiologia do solo, Dr. Marco Antônio Nogueira, falou sobre “Como potencializar e construir a fertilidade biológica do solo”.
As abordagens teóricas do fórum foram encerradas com a participação do professor da UEL aposentado e pesquisador em mecanização e manejo do solo, Dr. Ricardo Ralisch, o qual destacou o “porquê e como avaliar a estrutura do solo”.
O gestor da Unidade de Negócios da Coopermota de Cândido Mota, Marcel Saade, avalia positivamente o evento, do qual a cooperativa participa já há alguns anos. “Nós estamos vendo aqui a presença de produtores de várias regiões: do Paraná, Avaré, Santa Cruz do Rio Pardo… Então, isso para nós é muito importante. As ações da associação estão operando diretamente ao que a cooperativa preza. Sempre buscando a sustentabilidade dos negócios, levando informação, deixando o produtor cada dia mais preparado para as intempéries agrícolas”, convida.
Da mesma forma, o engenheiro agrônomo Fernando Alves Nunes, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) – Sementes e Mudas, com sede em Campinas, destaca que o evento é importante para “deixar claro para o produtor a importância do sistema de plantio direto e também da interação biológica no solo com o manejo de plantas e a rotação de cultura. É importante para ele entender a produção agrícola como um sistema, propriamente um sistema de plantio direto na palha, que está sendo constantemente aprimorado”, destaca.