Segundo a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula, a estratégia do filme pode ser usada no lançamento de diversos tipos de produtos

O novo filme da Barbie será lançado no dia 20 de julho, mas há mais de um ano tem posto em prática diversas estratégias de marketing que contribuíram para torná-lo o filme mais aguardado do ano.

 

De acordo com a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula, a estratégia do lançamento de Barbie se baseia em princípios importantes do marketing que podem ajudar empresas no lançamento de produtos.

 

É interessante como um filme sobre uma boneca ganhou uma grande proporção dessa forma e grande parte disso se deve às excelentes estratégias de marketing utilizadas, o que nos ajuda a entender a importância de desenhar uma boa estratégia para o lançamento de um produto e de como isso pode alavancar as vendas“.

 

A estratégia de marketing de Barbie

Trailers, álbum com grandes nomes da música internacional, turnê com atores, figurinos clássicos e várias outras estratégias foram usadas ao longo da divulgação do filme, o que, segundo Jennifer de Paula, segue bases importantes do marketing.

 

Uma das principais características que podemos observar é o apego à marca, a cor rosa, a fonte utilizada, todos os detalhes caminham em concordância com a marca ‘Barbie’, isso é algo que muitas empresas não fazem, não têm um branding bem definido, o que faz com que uma estratégia destoe e acabe não atingindo corretamente o público-alvo“.

 

01 – Fan Service

No mundo do entretenimento existe um termo chamado ‘fan service’, que significa ‘dar aquilo que os fãs querem’, isso tem sido amplamente utilizado pelo filme e reforça um importante ponto do marketing, conhecer bem seu público-alvo“.

 

Tanto para o desenvolvimento do produto, quanto para o desenho de toda a estratégia de marketing para o seu lançamento, é fundamental entender para quem você vai falar” explica Jennifer de Paula.

 

02 – Co-branding

Outra característica que podemos perceber na estratégia do filme são parcerias com outras empresas, o que ajudou a potencializar o alcance do filme e gerar uma aproximação com o cliente. Cinemas, redes de fast-food, marcas de roupas, entre outras contribuíram para a estratégia de co-branding“.

 

O co-branding é uma estratégia de marketing onde duas ou mais marcas se unem para criar uma parceria colaborativa, nesse tipo de ação, as marcas compartilham recursos, expertise e reputação para desenvolver um produto, serviço ou campanha conjunta. O co-branding permite aproveitar a sinergia entre as marcas envolvidas, buscando benefícios mútuos, como expansão de mercado, aumento da visibilidade, fortalecimento da imagem de marca e atração de novos clientes” Explica Jennifer de Paula.

 

03 – Marketing de relacionamento

A marca ‘Barbie’ é um ótimo exemplo de um excelente trabalho de marketing de relacionamento, gerando produtos não apenas para crianças, como o próprio filme, que se conecta com clientes de longa data da marca“.

 

O marketing de relacionamento também oferece vantagens competitivas, pois os clientes satisfeitos tendem a recomendar a marca a outros, aumentando o alcance e a reputação. Além disso, o conhecimento do cliente permite a personalização de ofertas e a identificação de oportunidades” Pontua Jennifer de Paula.

Sobre Jennifer de Paula
Jennifer de Paula é Pós Graduada com MBA em Marketing e Negócios Interativos, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.

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