Na manhã desta sexta-feira (07), o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema realizou uma importante reunião para o avanço do projeto de recuperação energética por meio dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). O encontro contou com a participação dos gestores de meio ambiente dos 15 municípios envolvidos no projeto que transformará os resíduos sólidos em energia elétrica limpa e renovável.

A reunião foi conduzida pela Diretora Executiva do CIVAP – Ida Franzoso de Souza, que destacou a importância da iniciativa para a região e ressaltou os benefícios socioambientais que serão alcançados com a implementação da usina de geração de energia a partir dos resíduos sólidos. Ida enfatizou a necessidade de unir esforços e trabalhar de forma colaborativa.

Durante o encontro, o Gerente Operacional da BAL CIVAP SPE, empresa ganhadora da Parceria Público-Privada (PPP) para a instalação da usina de geração de energia – Leandro Henrique Martins Dias, fez uma apresentação detalhada sobre o andamento do projeto e compartilhou informações sobre as etapas concluídas, os prazos previstos e os desafios enfrentados. Na oportunidade, Leandro apresentou imagens dos testes realizados, da tecnologia utilizada, do local onde será instalada a usina (Palmital) e mostrou os resultados extraordinários que o projeto trará para o meio ambiente, como a diminuição drástica de emissão de carbono na atmosfera, a solução para a destinação e superlotação em aterros, e alternativa limpa para a conversão dos resíduos em energia elétrica sem envolver combustão.

Além disso, os gestores presentes tiveram a oportunidade de conhecer a ação “Eu Separo, Eu Reciclo”, campanha com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da separação adequada de resíduos sólidos urbanos. A campanha foi apresentada pelo gestor de comunicação do Consórcio – João Vitor Franco e pela Gerente de Projetos – Célia Aparecida Peres, que demonstraram o papel crucial da participação dos municípios e o apoio dos gestores.

A campanha “Eu Separo, Eu Reciclo” já conta com o respaldo de órgãos públicos ambientais e judiciários e está prevista para iniciar em breve. A expectativa é que a iniciativa promova uma mudança de comportamento da população, estimulando a separação correta dos resíduos sólidos e contribuindo para a redução do impacto ambiental causado pelo descarte inadequado.

Além disso, a campanha vai de encontro a diminuição de resíduos que devem ser enviados para a destinação final, reduzindo os gastos públicos na destinação, e ampliando o trabalho das cooperativas populares que realizam as coletas seletivas nos municípios e destinam os materiais coletados para a reciclagem.

O CIVAP tem se destacado na busca por soluções sustentáveis e inovadoras para a gestão dos resíduos sólidos na região. A implementação da usina de geração de energia a partir desses resíduos é uma medida importante, que além de contribuir para a preservação ambiental, também possibilitará a produção de energia limpa e renovável. A campanha “Eu Separo, Eu Reciclo” representa mais um passo significativo nessa direção, buscando envolver a população e os gestores públicos no processo de transformação e conscientização ambiental.

As atitudes que vêm sendo promovidas pelo CIVAP na região do vale do Paranapanema, refletem a preocupação que o consórcio tem com o meio ambiente e a sociedade da região. Isto vai de encontro com o que os governos e empresas têm buscado como prática rotineira com a implantação de políticas de ESG.

Ações como essas são fundamentais para a construção de um futuro mais sustentável e para a preservação do meio ambiente para as gerações futuras.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui