Na última quinta-feira (29), o Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema, representado por prefeitos dos municípios consorciados, estiveram em São Paulo para uma importante audiência com o Secretário de Saúde do Estado de São Paulo – Eleuses Paiva, para apresentar pontos preocupantes diante da atual situação do Hospital Regional de Assis.

Representando o Presidente do CIVAP e Prefeito de Ibirarema – José Benedito Camacho, a Diretora Executiva do Consórcio – Ida Franzoso de Souza marcou presença na audiência, juntamente com os Prefeitos: Oscar Gozzi (Tarumã), Luis Gustavo Mendes Moraes (Palmital), AntonioTakashiSasada (Paraguaçu), Eraldo José Pereira (Cândido Mota), Paulo Eduardo da Silva (Maracaí), Freddie Costa Nicolau (Pedrinhas), além dos Secretários Municipais de Saúde: Vânia Cavalcante (Cândido Mota), Cristiane Silverio (Assis), Nádia Patrícia (Palmital) e Egydio Tonini (Paraguaçu).

Os prefeitos falaram sobre as dificuldades que estão enfrentando em suas cidades, com a grande falta de vagas, o sofrimento dos pacientes, o entupimento das UPAs, Santas Casas e Pronto Socorros da região, que sofrem com a situação cada vez mais caótica. Em maio deste ano, o Secretário Eleuses Paiva esteve em visita ao Hospital Regional de Assis e prometeu um plano de ação para a retomada do atendimento pleno do Hospital, incluindo atendimentos como hemonúcleo de alto risco. Na ocasião, o CIVAP acompanhou a visita e firmou o compromisso de acompanhar e propor soluções.

Na presente audiência, os prefeitos e gestores municipais da saúde também apresentaram falhas graves existentes atualmente no hospital, tendo como consequência emergente a extrema escassez de recursos orçamentários, a demora para resposta de processos e serviços parados, que revelam o descaso e a falta de administração de recursos e de pessoal. Segundo eles, o Hospital necessita de soluções urgentes e que devem ser apresentadas para a sua reestruturação e a retomada plena. Além disso, expressaram insatisfação com tamanha inoperância em um hospital que já foi referência no atendimento e na qualidade.

 

O CIVAP, reforçando seu compromisso de representar, propor soluções e trabalhar em prol dos municípios e seus munícipes, estará 100% mobilizado para acompanhar de perto as ações do Estado para que este problema, que impacta diretamente as 25 cidades referenciadas do Hospital, seja resolvido, acompanhando seu plano de trabalho e propondo soluções para a inoperância e falta de plano de trabalho enfrentados atualmente.

 

CONQUISTA: ADITAMENTO DE CONTRATOS

Na ocasião, o Secretária de Saúde do Estado anunciou o aditamento dos contratos com a OS Santa Casa de Chavantes responsável pelo serviço Pronto Socorro referenciado e também com a Santa Casa de Marília responsável pelo serviço de Oncologia, para que tenham recursos suplementares para contratação de profissionais, o que irá contribuir para os atendimentos.

Para a comitiva, o aditamento não resolverá a situação caótica em que se encontra o Hospital, mas é um respiro de esperança para melhorar um pouco toda essa situação.

 

O CIVAP agradece a participação dos prefeitos e secretários municipais na audiência, além da Secretaria Estadual de Saúde pela abertura e por oportunizar este vínculo de acompanhamento do plano de ação que será apresentado.

 

__________
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui