Paraguaçu Paulista marcou presença nesta semana na Oficina de Regionalização da Saúde da Macrorregião DRS-9, em Marília. O evento reuniu dirigentes de municípios de toda a região.
A cidade foi representada pelo diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, pela coordenadora do SAE/CTA, Cíntia Funabashi, e pela coordenadora da Atenção Básica, Deise Ramalho.
Segundo Egydio Nogueira, o projeto Regionalização da Saúde proposto pelo governo de São Paulo tem como finalidade a construção de um sistema de saúde mais racional, mais justo e com garantia de mais acesso à população aos serviços de saúde.
“A oficina ocorrerá em todas as DRS do estado com o intuito de entender tudo o que os municípios têm para oferecer na área da saúde e trazer isso como beneficio, melhorando o acesso do paciente e aproximando o serviço de saúde da população”, destacou.
A Regionalização da Saúde propõe superar a fragmentação na gestão do sistema regional, construindo acordos entre os gestores municipais e a gestão estadual, que possibilitem um Sistema Único Regional de Saúde, inclusive com uma Regulação Unificada e Regionalizada.
Para o diretor de Saúde de Paraguaçu, a regionalização será benéfica ao sistema e principalmente à população. “Vamos conseguir trazer mais especialistas, realizar um fluxo de atendimento que o paciente não precise ir muito longe em busca de atendimento e tenha a solução na própria região de saúde, evitando assim exportar pacientes”, finalizou.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista