Os moradores podem trocar óleo de cozinha usado por barras de sabão ecológico em mais de 50 pontos de coleta instalados na cidade
(25/04/2023) No próximo dia 2 de maio Assis recebe o projeto Óleo do Bem, pelo qual a população pode trocar óleo de cozinha usado por barra de sabão ecológico. Ao todo serão implantados 50 pontos de entrega voluntária (PEV), instalados em todas as escolas municipais, Unidades de Saúde, CRAS, nas sedes da Secretaria de Educação e da Sabesp. Com essa rede de PEV, a comunidade terá uma alternativa sustentável para descartar o resíduo.
 Para participar basta deixar o óleo esfriar, guardar em uma garrafa pet e levar a um dos pontos de coleta. Cada litro entregue para a campanha vale uma barra de sabão ecológico para uso na limpeza doméstica. A ação também serve para evitar o descarte incorreto e a poluição dos solos, dos rios e das fontes de água da cidade.
 “O projeto é importante pois contribui com o meio ambiente e com o melhor funcionamento do sistema de coleta do esgoto. Se o óleo for lançado em pias e ralos, ele causa acúmulos indevidos de materiais na rede coletora, o que resulta em rompimentos de rede e vazamentos de esgoto, além facilitar a presença de pragas urbanas nas residências. Reciclar o óleo evita esse tipo de transtorno”, explica o superintendente regional da Sabesp, Augusto Cesar Marques Leme.
 Em Assis, o Óleo do Bem conta com o patrocínio da Sabesp e do óleo Vila Velha, apoio do Governo do Estado de São Paulo, Cetesb, Prefeitura de Assis e com a promoção da TV TEM e do Portal temmais.com. O projeto é uma iniciativa do TEM+ em parceria com o Instituto Triângulo e com a Cerol Óleo Vegetal. Para saber mais sobre ele acesse www.oleodobem.com.
Sobre o projeto

O Óleo do Bem é uma iniciativa socioambiental que disponibiliza ampla rede de pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha usado em escolas públicas e particulares, além pontos comerciais e instituições sociais. Atualmente conta com mais de 317 pontos de entrega voluntária em 13 cidades do interior do Estado de São Paulo O projeto já recebeu 63 mil litros de óleo de cozinha usado. Todo esse volume, destinado para reciclagem, evitou que 1,6 bilhão de litros de água fossem contaminados, o que equivale a 630 piscinas olímpicas cheias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui