Fonte: www.saopaulo.gov.sp.br
Unidades prisionais da região central, em parceria com a Coordenadoria de Saúde (CS) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), realizaram testagens por meio do Programa Municipal IST/Aids, que está na 13ª edição da campanha Fique Sabendo.
A campanha foi escolhida para acontecer no mês de dezembro em comemoração à luta contra a Aids, cuja data oficial da ação é o dia 1º, dia em que começaram as testagens com término no dia 7. Pelo menos 1780 sentenciados fizeram o teste dos quais 17 atestaram positivos para HIV e 81 para sífilis, um percentual de 4,60% no total dos testados por meio de fluído oral, punção digital e coleta sanguínea. Os exames não são obrigatórios.
A SAP, por meio de suas coordenadorias, atua fortemente com campanhas de saúde física e mental para proporcionar à população carcerária um atendimento de saúde com qualidade. A campanha “Fique Sabendo”, por exemplo, teve início no sistema prisional em 2012, e desde então, vem sendo realizada anualmente, trazendo informações, qualidade nos diagnósticos, confiança e sigilo para o paciente. Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo