Depois de passar 2020 praticamente em casa, por causa da pandemia, e de encarar um 2021 ainda meio inseguro para certos passeios, o brasileiro conseguiu retomar muitas das atividades que lazer no ano passado e ir ao cinema voltou a fazer parte da rotina.
É isso que mostram dados do mercado cinematográfico no Brasil, divulgados pela Ancine, a Agência Nacional do Cinema.
Para o setor, 2022 foi um ano pra comemorar.
As salas de cinema mostram forte recuperação.
Em relação a 2021, por exemplo, o público total cresceu 82%, chegando a 95 milhões e 100 mil pessoas.
O aumento da renda foi ainda mais expressivo e beirou 100%, somando, ao fim de 2022, R$ 1,8 bilhão.
Comparando com 2019, ano anterior à pandemia, o desempenho do ano passado ainda deixa a desejar: representa uma queda de 46,5% no público total e de pouco mais de 30% na renda.
No entanto, o Brasil terminou o ano com 3.401 salas de cinema abertas, o que equivale 4% a mais que 2021 e se aproxima do patamar pré-pandemia, quando o país contabilizava 3.507 salas em operação.
Os cinco filmes brasileiros de maior sucesso em 2022 foram “Turma da Mônica: Lições”, “Tô ryca! 2”, “Detetives do Prédio Azul 3”, “Medida Provisória” e “Eduardo e Mônica”.
Eles tiveram um desempenho similar, com o público oscilando entre cerca de 390 mil e 540 mil.