Professores do ensino fundamental recebem orientações em ‘Horários de Estudos’ na Secretaria da Educação
Os professores do ensino fundamental da Rede Municipal estão participando de ‘Horários de Estudos’, para receberem as orientações e planejarem as ações para implementação e efetivação do projeto na rede.
Nos dias 27 e 28/02 os professores dos 1º e 2º anos participaram dos encontros, nos dias 06 e 07/03 foram os professores dos 3º e 4º anos e no dia 21/03 serão os professores dos 5º anos.
De acordo com a secretária Municipal da Educação, Dulce de Andrade Araújo, o projeto visa estimular a compreensão leitora e escrita de todos os alunos do Ensino Fundamental, utilizando propostas para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem que envolvem a coparticipação das unidades escolares do município em produções práticas dos alunos do 1° ao 5° ano.
Os alunos conhecerão e explorarão diversos gêneros textuais durante o ano, dentre eles: Cantigas, Parlendas, Contos Tradicionais, Receita Culinária, Fábula, Carta, Cordel, Jornal da escola, Poemas, Contos de Assombração, entre outros.
A colaboração entre as escolas do município foi fortemente incentivada, devido ao intuito do projeto de promover a aplicação social dos vários gêneros textuais estudados para a comunidade. Como o gênero “carta” que será trabalhado com os 3° anos onde os alunos produzirão e receber para alunos de outra unidade escolar.
Durante as orientações, a ATP Tatiana Poleto, responsável pelo Projeto de Leitura e Escrita, esclareceu que a proposta é a base para cada escola adaptar para a sua realidade e adequar seguindo os interesses de seus alunos. Tal como o jornal da escola a ser produzido pelos alunos de 4° ano, que poderá ser físico, em painel, falado, seguindo as particularidades de cada unidade, dando autonomia para os professores desenvolverem as propostas da melhor forma possível.
“Os professores em sala de aula já desempenham um trabalho com vários gêneros textuais, nossa proposta é esquematizar esses estudos de maneira que os alunos tenham a oportunidade de colocar em prática esses conhecimentos adquiridos. Por isso incentivamos a parceria e as trocas entre as unidades escolares, assim, os professores poderão ir além do espaço da sala de aula para que as atividades atinjam a comunidade e efetivem seu uso social”, finaliza Tatiana Poleto.
Assis, Cidade em Movimento.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO.