Operação começou no dia 01 de novembro de 2022 e encerrou no dia 28/02/2023. Período de desova é importante para manutenção de muitas espécies de peixes
Polícia Militar Ambiental divulga os resultados da Operação Piracema no Estado de São Paulo. A operação piracema é um esforço da Polícia Militar, por meio do Policiamento Ambiental, para a proteção à fauna aquática nas águas continentais do Estado de São Paulo. O objetivo principal é a preservação das espécies de peixes que migram nos cursos d’água para as áreas de reprodução, garantindo a continuidade dessas espécies em seus habitats naturais.
Durante a piracema, é proibida a pesca de determinadas espécies de peixes, e a pesca fica restrita de acordo com as modalidades. As restrições são estabelecida por normativas e tem como objetivo proteger os peixes em período reprodutivo, garantindo que as populações sejam mantidas para as próximas gerações e é responsabilidade de todos colaborar com essa iniciativa, respeitando as leis e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
A Piracema acabou, mas o Policiamento Ambiental continua com o policiamento por terra, água e ar com o objetivo de fiscalizar, entre outras normas, o que está contido nas Instruções Normativas IBAMA nº 26 e 195, que estabelecem as normas gerais de pesca para as bacias inseridas no território paulista.
Vale lembrar ao pescador amador que as regras e orientações sobre a pesca podem ser acessadas na cartilha Conduta Ambiental Legal: bit.ly/CAL2ed (pdf).
Para denunciar acesse: bit.ly/DenuncieAQUI
#PolíciaMilitar #AForçaPúblicaDeSP