Fonte: O Diário do Vale
Nos dias 01, 02, 03 e 06 de fevereiro, os professores e monitores da Educação Básica da rede municipal de Cândido Mota, participaram de um curso de capacitação sobre primeiros socorros, ministrado pelo Corpo de Bombeiros do município, que atendeu à solicitação da Secretaria Municipal de Educação.
Em cumprimento à Lei Lucas, nesses dias, os professores e monitores aprenderam sobre primeiros socorros relacionados a possíveis eventualidades que podem ocorrer dentro das unidades escolares. A Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, conhecida como Lei Lucas, diz em seu artigo 1º que “os estabelecimentos de ensino de educação básica da rede pública, por meio dos respectivos sistemas de ensino, e os estabelecimentos de ensino de educação básica e de recreação infantil da rede privada deverão capacitar professores e funcionários em noções de primeiros socorros’. Assim, atendendo o pedido da Secretaria de Educação e Cultura, o subtenente Dos Santos ministrou o curso, que aconteceu em pequenas turmas para que todos pudessem vivenciar algumas situações que ocorrem no dia a dia da escola e fora dela.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Elaine Cristina Conde Fontana, esse momento é essencial, pois é uma formação para a vida. “Sendo assim pensamos em começar o ano com essa orientação. Agora o próximo passo é estender essa formação para os demais funcionários das unidades escolares.
Além dessa formação, os professores participaram de momentos de orientações com as equipes gestoras das escolas. Foram momentos de reflexão e organização do início do ano letivo de 2023. Com isso, os professores prepararam materiais pedagógicos, sendo orientados para o diagnóstico inicial, no caso do ensino fundamental e prepararam o acolhimento das crianças da Educação Infantil. Enfim, foram momentos de estudo e planejamento realizados com muita dedicação e carinho por todos os professores e equipes gestoras juntamente com a equipe pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura”, disse a secretária, que completou: “Nesta terça-feira, dia 07, as escolas recepcionaram pais e alunos, um dia muito especial, pois estabelecemos o primeiro laço entre as crianças, suas famílias e a escola”.