Fonte: Visão Notícias
A ação de um criminoso, que furtou peças de cobre de um grande cilindro de oxigênio do antigo hospital São Francisco, na zona sul de Marília, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros. Casas vizinhas à unidade tiveram que ser evacuadas e também havia o risco de explosão.
A confusão ocorreu pouco depois das 23 horas. Como a unidade só funciona durante o dia (agora é ambulatório), o criminoso se aproveitou que não havia ninguém e furtou as peças, o que provocou o grande vazamento de oxigênio líquido do tonel de armazenamento. O gás se alastrou rapidamente assustando os vizinhos que acionaram o Corpo de Bombeiros.
Com apoio da Polícia Militar, as equipes conseguiram evacuar rapidamente as casas vizinhas (em torno de cinco), mesmo porque o oxigênio naquela concentração poderia causar intoxicação e até a morte.
Mas, quando o técnico da empresa responsável chegou, ele constatou que os danos ocorreram justamente no local onde é feito o “transbordo” e, dessa forma, não houve outra alternativa: o esgotamento total, mas agora de forma controlada.
Foram perdidos cerca de 1.440 metros cúbicos de oxigênio. Somado ao valor das peças de cobre furtadas, o prejuízo chega a 50 mil reais.
O criminoso conseguiu fugir levando as peças sem sofrer intoxicação. O local só foi liberado após cerca de duas horas. A Cetesb também foi acionada e tomará as providências.
A Polícia Civil investiga o caso e, pelas câmeras de segurança existentes no local, teria sido o mesmo criminoso que recentemente praticou o mesmo furto de peças de cobre.
Pelos Bombeiros, participaram da operação o tenente Igor Leme (comando Área), sargento Ives, além dos cabos Emerson, João Vitor e Everton.