Está previsto para acontecer na próxima quinta- feira, dia 7, a partir das 7 horas um manifesto contra o aumento do ICMS sobre produtos agrícolas no Estado de São Paulo. O ‘tratoraço’ está sendo organizado por sindicatos de produtores e cooperativas de todo Estado, e já teve adesão de centenas de municípios. Na região, além de Cândido Mota, Assis, Campos Novos Paulista, Ibirarema, Maracaí, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Rancharia, Ribeirão do Sul e Salto Grande confirmaram a realização do manifesto.


O Decreto nº 65.254/2020, publicado em outubro de 2019 pelo Governo do Estado de São Paulo, que faz parte da reforma tributária paulista, limitou as isenções do ICMS a partir do 1º de janeiro de 2021, para as várias operações, inclusive para os produtos agropecuários, que tem taxação de 4,14%. Segundo os produtores, o aumento dos impostos incide sobre a cesta básica, e, em cascata, atingirá a economia paulista como um todo. Para a categoria, a parcela da população mais atingida pelos aumentos será a de menor renda, onde o item alimentação tem enorme peso em seus rendimentos.
Segundo os organizadores, a manifestação é contra a decisão do Governo do Estado de aumentar o ICMS dos insumos agropecuários e de outros produtos, e o objetivo do ‘tratoraço’ é reverter esta decisão. A Coopermota apoia esta causa. Os agricultores deverão procurar o seu Sindicato sobre o local e itinerário da manifestação.

Assessoria de Imprensa – Coopermota

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui