Chuvas de verão aumentam o risco da doença

Com o início do mês de janeiro também chega a temporada de chuvas, o que gera preocupação para a Secretaria Municipal da Saúde, pois a falta de cuidado com água parada pode acarretar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Visando controlar os casos na cidade, o Departamento de Controle de Endemias, está intensificando as ações de combate ao vetor, e reforça para que os moradores colaborem com os agentes de endemias durante as visitas  às residências.

“Nesse início de mês estão sendo intensificados os trabalhos casa a casa, além da realização da Avaliação Densidade Larvária (ADL) que mostra a infestação de larvas no município, auxiliando na coleta de dados e programar as atividades a serem realizadas” explica Rodrigo Caetano, coordenador da Vigilância Epidemiológica.

A secretária Municipal da Saúde, Cristiani Silvério ressalta que os moradores devem colaborar e manter os quintais sempre limpos, eliminando todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada, inclusive com a verificação de calhas, caixas d’água, vasos e pratos de plantas.

“A melhor forma de combater a dengue é acabando com os locais onde o mosquito transmissor se prolifera. Cada fêmea pode colocar até uma centena de ovos. Em um ambiente ideal, esses ovos podem ficar até um ano e meio na natureza antes de eclodirem. O ciclo de vida do mosquito dura em torno de 45, 50 dias, não muito mais do que isso. Ao longo desse período, a fêmea pode depositar centenas de ovos, em diversos lugares”, frisa Cristiani.

Para entender a Dengue
Infecção: além do Aedes aegypti, o mosquito Aedes albopictus (mosquito tigre – asiático) também pode transmitir dengue. Para passar o vírus, o inseto precisa ter picado alguém infectado. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

Sintomas: febre alta, dores no corpo e náuseas; manchas vermelhas pelo corpo, sangramento pelo nariz ou gengivas, dores abdominais e vômitos podem indicar dengue hemorrágica, que requer internação imediata.

Assis, Cidade em Movimento.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui