Palmital – Autor de roubo em estabelecimento é preso
Na última terça-feira, dia 13, a Polícia Civil em operação conjunta com a Polícia Militar da cidade de Palmital, esclareceram um roubo ocorrido na segunda-feira, dia 12.
Conforme informações, um homem portando arma de fogo, invadiu um mercado, na Rua Joaquim Amâncio Ferreira e mediante grave ameaça subtraiu aproximadamente R$1.000,00 (mil reais). Em seguida, também subtraiu uma bicicleta, a qual utilizou para fugir do estabelecimento e se esconder no horto florestal local.
Os policiais realizaram diversas diligências, inclusive com a utilização das câmeras de monitoramento do estabelecimento comercial, sendo possível identificar o autor.
O acusado trata-se de, G.A.C, de 36 anos, que possui diversas passagens por crime de roubo, localizado e levado a delegacia de polícia.
A autoridade Policial representou pelos mandados de buscas e de prisão cautelar, deferidas e cumpridas.
Na delegacia o acusado confessou o roubo, após, encaminhado à Cadeia Pública de Lutécia, onde se encontra à disposição da Justiça Pública.
Fonte: Redação – Deinter 8
Ipaussu – Jovem invade escola e esfaqueia duas pessoas
Fonte: Redação e Fotos - Passando a Régua Notícias de Ourinhos e região
Passando a Régua (passandoaregua.com.br)
Um jovem de 22 anos foi preso, após invadir uma escola armado com uma faca, uma arma de brinquedo e um canivete e esfaqueou duas mulheres, ambas funcionárias da escola, na noite desta quarta-feira, 14, em Ipaussu (SP) (27 km de Ourinhos). O fato aconteceu, por volta das 20h20, na Escola Estadual Prof. Julio Mastrodomênico, na Rua Domingos Fernandes, no Centro de Ipaussu.
Segundo informações divulgadas pela polícia, um jovem que já estudou no local. Ele esfaqueou uma professora de 26 anos e a vice-diretora da unidade de 43 anos. o autor chegou ainda fazer um professor de 27 anos refém, colocando um canivete em seu pescoço, mas foi detido com a chegada dos policiais militares e as professoras foram socorridas com os ferimentos.
A professora foi ferida com maior gravidade. Ela chegou a ter o pulmão perfurado e precisou passar por um procedimento cirúrgico na Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos, mas o seu quadro é estável. Ela estava com ferimentos na escápula esquerda, braço esquerdo, abdômen e lateral da coxa esquerda.
Já a diretora, foi ferida no braço direito, ombro direito e se queixava de dores no joelho direito. Ela foi socorrida na Santa Casa de Ipaussu, onde permaneceu em recuperação.
De acordo com informações, o principal alvo do autor era uma outra diretora que não estava na escola no momento.
Quando os policiais militares chegaram na escola, o autor fazia um professor de 27 anos como refém, com uma “gravata” sob ameaça de um canivete no pescoço. Os policiais iniciaram uma conversação e após alguns minutos ele soltou o canivete e liberou o refém, sendo abordado, submetido a busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado em seu poder e algemado.
No local foram apreendidos o canivete, a faca utilizados no crime e o simulacro bem como o aparelho celular do autor, sendo também recolhidas imagens do circuito de monitoramento de segurança do prédio, o qual registrou toda a ação, ainda juntamente com essas imagens através de Links foi gravado um áudio preliminar no interior da viatura com declarações do autor.
O delegado de plantão, na CPJ (Central de Polícia Judiciária de Ourinhos) deliberou pelo auto de prisão em flagrante delito por infração ao artigo 121, § 2º, inciso II, IV e VI, c.c. artigo 14 inciso II, e artigo 147, todos do Código Penal Brasileiro (Tripla tentativa de Homicídio e ameaça), sendo o indiciado recolhido a Cadeia Pública de São Pedro do Turvo (SP), onde aguardará audiência de custódia.
Polícia Civil do estado de São Paulo deflagra operação de combate a crimes cibernéticos
A Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagra na manhã de hoje (15/12/2022), a Operação de Polícia Judiciária de enfrentamento à criminalidade cibernética, com milhares de vítimas no país, no Estado de São Paulo, isso porque o grupo criminoso age desde 2010 com uso de falsos sites e promoção de anúncios em sites de comércio eletrônico. Por meio de engenharia social, deepfake, o grupo cria contas correntes em bancos digitais e em provedores de aplicação para facilitar os golpes virtuais.
O nome da Operação – “Cyber Provider” – é uma alusão à utilização de provedores de aplicação de comércio eletrônico. Com uso de um dos sites, o grupo age desde 2010 vitimando pessoas em todo o país.
O “modus operandi” (forma de praticar o crime) dos crimes financeiros corresponde a cada uma das modalidades de fraudes virtuais. No golpe virtual denominado de pagamento antecipado, os criminosos criam anúncios e com uso combinado de “impersonatio” e engenharia social, com uso de “phishing” e “vishing”. Na prática, os criminosos combinaram acesso privilegiado a bancos de dados de sistemas de análise de crédito, com engenharia social e, se passando por vendedores enganam as vítimas que utilizam as plataformas em busca de promoções. Na seqüência os recursos são transferidos dezenas de vezes por meio de PIX, utilizando contas falsas de bancos digitais, técnica de lavagem de dinheiro para afastamento e branqueamento dos valores.
Nesta manhã a Polícia Civil de São Paulo cumpre 07 mandados judiciais de busca e apreensão no Estado de São (capital, grande São Paulo – Diadema e São Bernardo do Campo), com vistas a alcançar três pessoas envolvidas nos crimes.
Na operação participaram policiais civis do DEINTER 8, UIP8, DOPE, Delegacia Seccional de Presidente Venceslau, Deic 8 e de Ribeirão dos Índios, local de instauração do Inquérito Policial principal.
Na operação de hoje a Polícia Civil conseguiu identificar e alcançar o líder do grupo, conhecido como “Rei do Pagamento Antecipado” em ambientes virtuais, J.R.S.C. catarinense de 51 anos de idade, e ex-funcionário de uma empresa de análise de crédito e de fornecimentos de serviços financeiros terceirizados, idealizador do sistema em 2010.
Participaram da operação 55 policiais civis paulista, em 15 viaturas.
Fonte: Deinter 8