Filhos e filhas,

Estamos vivendo um tempo rico na espiritualidade mariana. Dia 08, celebramos a Imaculada Conceição, enquanto que no dia 12, Nossa Senhora de Guadalupe. Além disso, Maria é uma das figuras centrais no Advento. E não tem outra forma de vivermos esse tempo se não, no colo da Virgem Maria, porque Ela, filhos e filhos, nos leva sempre na presença de seu Filho Jesus. Onde está a Mãe, está o Filho, onde está o Filho, está a Mãe. Não nos esqueçamos disso jamais.

Maria nos convida, todos os dias, a estar na presença de Deus. E ela, todos os dias, nos chama a oração. O Santo Rosário, ou as Mil Ave Marias, como rezamos no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, são orações cristocêntricas, rezamos a Jesus com Maria.

Para se colocar diante de Deus, é preciso silenciar o interior. Não precisa falar nada, deixe que Jesus fale com você. Mas se for para falar, que em cada palavra o coração esteja junto, ou seja, aquilo que rezamos precisa ser nossa vida.

Alguns padres do deserto nos ensinam esse itinerário para Deus, um caminho sem atalho. São Nilo, padre do deserto, dizia: “Você está triste, desanimado, depressivo? Eu lhe dou um remédio: a oração”. Mas o que rezar? Rezar a Palavra de Deus, rezar a sua vida, pedir mais graças santificantes que temporais. Uma alma sem oração é como carro sem gasolina, não funciona. O combustível mais seguro para que Deus nos mantenha no caminho do bem é a oração, a fé, é o amor

Ninguém experimenta o amor de Deus se não viver na Sua presença. Temos que sempre olhar a bússola de Deus para sabermos para onde estamos indo. Se você tem um problema espiritual, dê a devida atenção. Está em risco a sua salvação. Se procura uma cura, comece pela cura espiritual.

Não tem como curar a vida espiritual se não passar pela confissão, por bom exame de consciência. Quem não confessa, não comunga. Não adianta fazer 12 anos de terapia com um psicólogo se a vida espiritual está cheia de orgulho, egoísmo. Então, faça uma boa confissão.

A cura que queremos está mais próxima do que imaginamos. O dia a dia santifica. Santa Teresa vivia um problema no Carmelo, as monjas não queriam cozinhar, só queriam ficar diante do Santíssimo, achavam que era mais importante aqueles que estavam diante do Santíssimo. Santa Teresa disse: “quando Deus quer nos encontrar, Ele nos encontra quando fazemos tudo com perfeição. Entre as panelas está o Senhor”. O nosso dia tem que ser santificado. Deus caminha conosco no dia a dia. A santidade vem no dia a dia de nossa vida.

Nós queremos que Deus faça a nossa hora. A hora é de Deus. Saiba esperar mesmo na aflição, mesmo não compreendendo, persevere até o fim. Não desista! Se a cura não está completa, acredite que uma ferida foi curada, a cicatrização vem de dentro para fora.

Perdoe as pessoas que estão do seu lado. Quanto mais perdoamos, mais felizes somos. Quem tem dificuldade de perdoar está buscando sua própria amargura. A vingança nunca edifica, o perdão cura. Quanto mais você perdoa, mais pleno de Deus você estará.

Que nos preparemos bem para o Natal do Senhor.

Deus abençoe,

Padre Reginaldo Manzotti

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui