Ações de prevenção são intensificadas no Corredor CART

 

A temporada de chuvas tem início e, com ela, o cuidado no trânsito é necessário, especialmente na rodovia. A CART Concessionária de Rodovias apurou que, nos acidentes registrados sob condições de pista molhada, de 2020 a 2021, a imperícia é apontada como principal motivo em 24,16% das ocorrências.   

Levantamento do setor de Operações da Concessionária também revela que a maioria dos condutores confirmou ter perdido o controle sobre condições de pista molhada. No corredor de 444 quilômetros, durante o período avaliado, foram registradas 178 ocorrências com pista molhada: 67,46%, na SP-270 – Rodovia Raposo Tavares; na SP-225 – João Baptista Cabral Rennó (21,30%); e na SP-327 – Orlando Quagliato (11,24%).

Acidentes associados a chuva levantam ainda pontos de atenção da Concessionária em seu plano operacional. Em 2021, os municípios do Corredor que apresentaram maior incidência de acidentes associado a chuva foram Santa Cruz do Rio Pardo, Presidente Prudente, Assis e Salto Grande.

Além de redobrar a atenção, potencializar estratégias operacionais com atuações ostensivas com viaturas e profissionais, informações nos painéis eletrônicos de mensagens nas rodovias são intensificados. A CART amplia um plano de limpeza dos sistemas de drenagem ao longo do Corredor. “São procedimentos que continuam no cronograma de serviços de conservação da faixa de domínio. Isso garante que o escoamento pelos dispositivos de drenagem da rodovia será eficiente bem como neutraliza a possibilidade de acúmulo de água sobre a pista”, observa Marcos Lanuti, coordenador de Operações da CART.   

No período de chuvas, caso ocorra algum evento extraordinário, equipes de Obras da Concessionária estarão preparadas para atuação imediata, garantido a trafegabilidade e segurança ao condutor.  

 

Cuidados 

A chuva intensa reduz a visibilidade dos motoristas. A pista úmida, consequentemente, fica mais escorregadia. As altas temperaturas aumentam as possibilidades de pancadas ao fim do dia e à noite. Antes de pegar a estrada, o motorista deve verificar a previsão do tempo, checar as condições dos pneus, das lanternas, palhetas do limpador, limpeza e condições do para-brisa.  

“A chuva na rodovia torna o trajeto mais arriscado. Isso porque o tempo de resposta da frenagem é mais demorado, principalmente, se algum pneu estiver ‘careca’. O motorista também deve considerar seus próprios limites, se a visibilidade for pequena, o melhor a fazer é parar no posto mais próximo, nas bases SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) da CART ou da Polícia Militar Rodoviária”, orienta Lanuti.  

Trafegar por trechos iluminados e com recursos que dissipam os faróis dos veículos faz a diferença para o condutor neste período chuvoso. De Bauru a Presidente Epitácio, as rodovias da CART possuem milhares de balizadores refletivos que potencializam a orientação pela faixa de rolamento. 

 

A rodovia também está equipada com:

 

– Tachas delineadoras – posicionadas no meio e nas laterais da rodovia para indicar a largura da pista; 

 

– Placas refletivas – para sinalizar trecho em obras, informações educativas e regulamentações; 

– Faixa de sinalização horizontal – que constantemente tem a pintura reforçada;  

– Painéis de Mensagens Variáveis – para informar sobre tráfego e condições da via;  

– Iluminação por LED nas 12 bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) que funcionam 24 horas por dia; 

– Telefones de emergência – callbox a cada quilômetro, nos dois sentidos.

 

Ponto de apoio

Se a chuva ficar muito forte durante a viagem, o motorista pode procurar um ponto de apoio próximo à rodovia, como postos de combustível, e aguardar o tempo ruim passar. Quem viaja pelas rodovias concessionadas pela CART encontra as bases SAUs – Serviço de Atendimento ao Usuário. Ao todo, são 12 pontos bases entre Presidente Epitácio a Bauru para o condutor que deseja fazer uma parada rápida para descanso, utilizar banheiros ou fraldário.   

Os SAUs da CART funcionam 24h e também servem como base para as equipes de inspeção rodoviária, guinchos, ambulâncias e para os profissionais das equipes de resgate da Concessionária. As bases estão distribuídas estrategicamente de maneira a garantir o pronto atendimento aos usuários.  

 

Confira a localização das 12 bases do SAU:

 

SP-225 – Rodovia João Baptista Cabral Rennó

 

SAU 1 – Km 249+300 – Piratininga 

SAU 2 – Km 282+090 – Paulistânia 

SAU 3 – Km 315+460 – Santa Cruz do Rio Pardo 

 

 

 

SP 270 – Rodovia Raposo Tavares

 

SAU 4 – km 385+040 – Salto Grande 

SAU 5 – km 416 – Palmital 

SAU 6 – km 449+990 – Assis 

SAU 7 – km 482+350 – Paraguaçu Paulista 

SAU 8 – km 509+270 – Rancharia 

SAU 9 – km 545+500 – Regente Feijó 

SAU 10 – km 574+800 – Álvares Machado 

SAU 11 – km 601+400 – Santo Anastácio 

SAU 12 – km 636+620 – Caiuá 

Sobre a CART

As rodovias da CART contribuem para a expansão do comércio, indústria, do agronegócio, do turismo e da prestação de serviços nos 34 municípios cortados pelo Corredor. Ao longo de todas as edições do Prêmio ARTESP, a CART já foi vencedora nas categorias: “Relacionamento com a Sociedade”, na 3ª Edição; “Segurança Rodoviária”, na 5ª Edição e, na última edição realizada em 2020, consagrou-se como a segunda melhor Concessionária do Estado de São Paulo, recebendo o primeiro lugar na categoria “Inovação”. Monitorada e 100% duplicada, a concessão confere segurança e agilidade no trânsito de cargas, conectando o Oeste Paulista com os principais pontos de escoamento da produção do Brasil.

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