O Dia Mundial da Saúde Mental traz, no dia 10 de outubro, uma reflexão e um alerta sobre a atitude de olharmos para a condição da saúde da nossa mente. A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental.
É sabido que uma pessoa com uma mente saudável pode render muito mais do que uma que esteja sendo afetada por problemas que lhe tirem essa paz, sobretudo no mercado de trabalho.
Sobre isso, o empresário Victor Assis respondeu porque um líder/chefe que conhece essas dores consegue ter melhor desempenho e extrair melhores resultados dos seus funcionários.
“É preciso primeiro que os empreendedores entendam que ser líder é bem mais assertivo do que ser um chefe. Um líder consegue fazer com que os seus liderados performem bem melhor”, disse.
Tocando no assunto saúde mental, uma dica dada por Victor foi que esse líder busque conhecer as dores do seu funcionário. “Quais são as dificuldades? Busque entender, se colocar no lugar do outro para se portar como uma chance de sanar aquele problema”, aconselhou.
Ainda segundo Victor, a máxima de que um mal líder adoece os funcionários é pura verdade. Segundo ele, o líder também precisa prezar por uma saúde mental em dia.
“Como ele pode fazer isso? Primeiro tendo conhecimento do setor que ele lidera. Não dá para liderar um setor de criação sem nunca ter criado nada. Sem ter passado por isso. Dou esse conselho porque ser um líder sem fazer com que sua equipe dê esse resultado também pode ser danoso à sua saúde mental. Então conhecimento nunca é demais”, finalizou.