Iniciou na última quinta-feira (22 de setembro) as aulas com novos alunos do Projeto Orquestra de Câmara Santa Cruz. Ao todo 108 crianças, adolescentes e adultos começaram as aulas nos instrumentos de cordas: violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico e coral.
As aulas com as turmas acontecem no CRAS Betinha, no Bairro São José, as terças e quintas das 16 horas às 20 horas e nas quartas e sextas a partir das 10 horas e aos sábados os alunos mais avançados participam de ensaio geral a partir das 8 horas.
Os professores dos instrumentos de corda são: Paulo Camilotti, Luan Tavares, Israel Tavares e Luiz Scudeler. A monitoria das aulas está sob responsabilidade de Sabrina Tavares. O primeiro dia de aula contou com dinâmicas de apresentação de orientações sobre o Projeto.
A Orquestra de Câmara Santa Cruz existe há sete anos e tem como foco promover a cultura e inclusão. O projeto está na sua sexta fase.
Essa é a primeira vez que são realizadas aulas de coral. Os grupos de cantos são divididos nas turmas de crianças, adultos e idosos. A regente é a cantora do projeto Beatriz Bernardez.
Como nas fases anteriores, o Projeto é mantido através do PROAC-ICMS, com a captação de recursos advindos desse imposto das empresas. Atualmente as empresas parceiras são: Special Dog, Santa Massa, Solito, Plenan e Hidroceres.
A Orquestra também integra o projeto Curto Circuito Musical realizado entre os anos de 2018 e 2021com a turnê ‘Cinema in Concert passando nas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo, Assis, Cândido Mota, Piraju e Bauru. E 2022 com a turnê A Evolução da Música passando pelas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo, Assis, Ourinhos e Jacarezinho.
A Associação Musical Santacruzense é a proponente dessa iniciativa, e está empenhada em difundir e democratizar o acesso à música instrumental por meio de apresentações a todos os públicos.
“Estamos muito satisfeitos com a retomada das aulas do Projeto e poder atender este grande número de alunos. Agora vamos focar no ensino de música para todo esse pessoal e quem sabe em breve teremos novas apresentações”, diz o maestro e diretor artístico do Projeto Orquestra de Câmara Santa Cruz, José Magalli Ferreira Junqueira