A nova delegada seccional de Ourinhos, Doutora Cristiane Camargo Braga, tomou posse, nesta terça-feira, 13, em cerimônia oficial na Delegacia Seccional de Polícia de Ourinhos. O evento de transmissão de cargo do então delegado Dr. Antonio José Fernandes Vieira, contou com a presença de autoridades, como o Diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 4 (Deinter-4), delegado Ricardo Luiz de Paula Martines, o prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD), o bispo de Ourinhos, Dom Eduardo Vieira dos Santos, entre outras autoridades tanto do legislativo, como do judiciário.
A nova delegada entra para história da Polícia Civil em todo estado de São Paulo, como a primeira mulher a comandar uma seccional em todo Deinter-4, órgão que fica sediado em Bauru (SP) e abrange 76 municípios do centro-oeste paulista. Estão no Deinter-4 as delegacias seccionais de Bauru, Jaú, Lins, Marília, Ourinhos e Tupã.
“Sou nascida em Tupã (SP), onde cursei a faculdade de Direito e tão logo terminei fui aprovada no concurso, aos 24 anos. Iniciei a carreira no Decap, capital, onde trabalhei no 81° DP, 18° DP e 57° DP, durante 8 anos, respondendo pela equipe de crimes contra a vida, na última unidade. Posteriormente fui, a pedido, transferida para o Deinter-5, São José do Rio Preto, onde assumi a Delegacia de Defesa da Mulher de Jales e acumulei diversas cidades da sub região. Em Tupã, há 12 anos assumi a titularidade da Delegacia da Mulher, acumulando desde então os trabalhos junto ao Terceiro Distrito. Sou divorciada e tenho um filho de 20 anos. A escolha é ato da administração e acredito, pautada pelo reconhecimento do meu trabalho. Estarei à disposição. A imprensa é fundamental no nosso trabalho”.
Martines assumiu a função oficialmente em 18 de julho, após a publicação da aposentadoria do então diretor do órgão, Marcos Buarraj Mourão, que permaneceu por cinco anos e meio nesta função. Em razão da mudança, Martines deixou o posto de delegado da assistência policial do Deinter-4, que havia assumido em abril. Antes, ele tinha desempenhado, por um curto período, a função de chefe do Deic.
Com 31 anos de carreira, o novo diretor do Deinter-4 também foi, entre 2013 e 2019, titular da Delegacia Seccional de Bauru. Agora à frente do departamento, ele afirma que dará sequência à atuação bastante elogiada de Mourão, mas com o desafio de imprimir sua filosofia de trabalho.