As principais dificuldades encontradas pelos recenseadores são: o número de residências fechadas e as recusas por parte dos moradores em responder o questionário

Na manhã desta segunda-feira, dia 12 de setembro, o prefeito José Fernandes, o vice Aref Sabeh e a equipe do Departamento de Comunicação estiveram participando da ‘Reunião de Preparação e Acompanhamento do Censo’, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Assis, com coordenador de Área do IBGE em Assis, Afonso Maria Nogueira e coordenadores do Censo 2022, além dos vereadores, Rogério Nascimento, Tenente Gênova, Fernando Vieira, o advogado Paulo Delchiaro, entre outros convidados da mídia assisense.

Na oportunidade foi apresentado um relatório dos trabalhos que o IBGE está realizando em Assis até o momento.

O coordenador de Área do IBGE do Censo 2022, Afonso Maria Nogueira relatou a dificuldade que os profissionais estão enfrentando para realizar o Censo Demográfico no município de Assis, principalmente pela quantidade de casas fechadas e recusas dos moradores em responder o questionário.

“Quem não responde o questionário está prejudicando o município, pois todos os dados levantados servem de base para o Governo Federal e Estadual, destinar verbas para a Saúde, Educação, Segurança entre outras áreas. Nossos recenseadores estão visitando as residências todos os dias, inclusive feriados, sábados e domingos, até mesmo a noite para conseguirem realizar um diagnóstico exato da quantidade de moradores e a situação socioeconômica de Assis. Nosso trabalho tem a missão de entender como vivem os brasileiros. Para isso, o IBGE faz perguntas sobre a vida, a moradia, a renda, o trabalho e a educação dos brasileiros” explica.

Afonso que comenta ainda que todos os dados coletados da população são sigilosos.

O prefeito José Fernandes diz que essa é a 2ª reunião realizada com o IBGE com o objetivo de acompanhar os trabalhos realizados na cidade. “O IBGE em Assis através do coordenador Afonso junto com os recenseadores desenvolve um trabalho sério e transparente. Há 12 anos o Censo Demográfico não era realizado, e nós precisamos dessas informações, tais como; a quantidade exata de moradores, indicadores socioeconômicos, educacionais, saúde entre outros, que traçam o perfil da nossa população para ajudar a construir e planejar políticas públicas que garantirão a qualidade de vida da nossa gente” ressalta o prefeito.

José Fernandes finaliza solicitando que a população receba bem os recenseadores, que muitas vezes trabalham no sol quente, na chuva, frio, de dia e noite realizando o Censo Demográfico, que até o final do ano apontará um diagnóstico exato do perfil da nossa cidade.

De acordo com dados oficiais do último Censo do IBGE, realizado em 2010, o município de Assis possuía uma população de 95.144 e a estimativa em 2021 era de 105.768 pessoas.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui