N-NE: São previstos acumulados de chuva que poderão superar 50 mm no Noroeste do AM e RR. Nas demais áreas da região Norte e Nordeste, os volumes de chuva serão inferiores a 20 mm. O tempo segue instável na faixa Leste e não se descarta a ocorrência de pancadas isoladas entre SE, AL e BA (SEALBA). Apesar da redução do armazenamento de água no solo, a umidade será suficiente para os cultivos de feijão e milho 3ª safra na maior parte da região.
CO: O predomínio de uma massa de ar seco não será favorável a formação de nuvens de chuva em grande parte da região. Porém, devido a frente fria, são previstos acumulados de chuva que poderão ultrapassar 60 mm em áreas do MS, além de ventos fortes e descargas elétricas, podendo causar danos pontuais a lavouras de algodão e milho 2ª em maturação e colheita. As lavouras de trigo em enchimento de grãos no MS serão beneficiadas com a recuperação da umidade no solo. O tempo seco continuará favorecendo o amadurecimento e a colheita do algodão e do milho 2ª safra.
SE: Uma massa de ar seco prevalecerá em grande parte da região. Porém, devido a frente fria, são previstos acumulados de chuva que poderão ultrapassar 40 mm em áreas de MG, SP e RJ. Essa previsão amenizará a deficiência de água no solo em áreas de SP, onde o trigo se encontra em estágios reprodutivos. Nas demais áreas da região, o tempo seco continuará beneficiando a qualidade das fibras do algodão e a secagem natural do milho 2ª safra, além da maturação e da colheita da cana-de-açúcar e do café.
S: A formação de uma frente fria no início da semana manterá o tempo instável e são previstos temporais acompanhados de ventos fortes no litoral. Os acumulados de chuva poderão ultrapassar 100 mm no Norte do PR, Leste de SC e Nordeste do RS, favorecendo o acúmulo de umidade no solo necessário para o desenvolvimento do trigo em toda a região. Devido a redução das temperaturas, há previsão de geada, principalmente, na Campanha Gaúcha e regiões Serranas do Sul do país, podendo se estender até o Sul de MG.
A Previsão Agrometeorológica é para os dias 08 a 15/08/2022.
As informações do Boletim são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
>>> Ouça o Boletim na Rádio Mapa:
Spotify