Durante a cerimônia de inauguração das novas instalações do Núcleo Cooxupé, em Patrocínio (MG), na quarta-feira (3), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, destacou a   importância do cooperativismo para a organização dos agricultores familiares. Segundo ele, a Cooperativa é um exemplo da agricultura familiar organizada.

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) conta com mais de 17 mil cooperados, sendo 97% pequenos produtores que vivem da agricultura familiar. A cooperativa recebe café produzido em mais de 300 municípios de sua área de ação e responde por 18% da safra nacional de café arábica.

Durante o evento, foi assinado o Protocolo de Intenções entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a cooperativa Cooxupé. O objetivo é formalizar as intenções de cooperação para melhor atender o setor cafeeiro nacional, através de prestação de serviços de armazenagem e execução de políticas públicas para o café, nas unidades armazenadoras da Conab.

O Presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, disse que a cooperação com a Cooxupé tem o objetivo de aumentar a capacidade de armazenagem.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café, com 53,4 milhões de sacas, e segundo maior consumidor da bebida no mundo. O estado de Minas Gerais lidera o ranking da produção nacional do grão, com 68% da produção do país. Marcos Montes,  ressaltou que o café representa bem o sucesso do agro pela organização do setor.

Nesta safra 2021/2022, os recursos financeiros do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) repassados aos 34 agentes financeiros que assinaram contrato com o Mapa totalizam R$ 5,49 bilhões, representando 93% do volume programado para esta safra (R$ 5,9 bilhões).

>>> Ouça a matéria na Rádio Mapa:
Spotify

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui