O Censo 2022 teve início no dia 01/08 (segunda-feira) e a Prefeitura Municipal pede a colaboração da população para receberem as equipes de recenseadores em suas residências onde estarão realizando a aplicação do questionário do IBGE.
É de extrema importância a participação de toda a população, pois, é a partir desses dados que será realizada a análise do perfil de cada cidadão e, a partir dela, o direcionamento adequado dos recursos para cada município.
É importante ressaltar que o Censo é a principal fonte de pesquisa realizada pelo IBGE, onde obtém informações sobre educação, trabalho e moradia. Todos os dados são de caráter sigiloso, garantido ao cidadão seu direito de sigilo estatístico pelo IBGE.
Os principais repasses feitos com base no Censo, são coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sendo que os cálculos do FPM têm como base a quantidade de habitantes, além de integrar a base para a definição do percentual de transferência de impostos como o ICMS. Estes repasses são revertidos em melhorias no município, gerando benefícios para a população.
Sendo assim, a ausência dos dados traz consequências no planejamento de saúde, educação, assistência social, crescimento urbano, mobilidade, investimentos empresariais, entre outros.