Filhos e filhas,
No próximo domingo, dia 24, celebraremos o 2º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, também chamado de Jornada. Instituído pelo Papa Francisco no ano passado, a data tem como objetivo destacar o quanto os avós e idosos são um valor e um dom, para a família e para a sociedade.
Eu sou muito feliz em ser o embaixador da Pastoral da Pessoa Idosa. Por isso. nesta mensagem quero destacar alguns pontos da Mensagem do Papa Francisco para o 2º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a começar pelo tema:
“Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15).
Filhos, a velhice não é algo inútil, pelo contrário, é abençoado! O Santo Padre nos exorta: “chegada a velhice e os cabelos brancos, o Senhor continuará a dar-nos a vida e não deixará que sejamos oprimidos pelo mal. Confiando n’Ele, encontraremos a força para multiplicar o louvor (cf. Sal 71, 14-20) e descobriremos que envelhecer não é apenas a deterioração natural do corpo ou a passagem inevitável do tempo, mas também o dom duma vida longa. Envelhecer não é uma condenação, mas uma bênção!”
Isso é um alerta para todos nós que vivemos em uma sociedade, que parece ter repulsa da velhice. Todos nós somos convidados a fazer, junto com os idosos e avós, a Revolução da Ternura. E esse é o segundo ponto da mensagem do Papa Francisco.
Em um mundo tão seco, desidratado de Deus, desidratado de amor, temos a missão de sermos, parafraseando Francisco, somos chamados a ser artífices da revolução da ternura através da oração. “Tornemo-nos, também nós, um pouco poetas da oração: adquiramos o gosto de procurar palavras que nos são próprias, voltando a apoderar-nos daquelas que a Palavra de Deus nos ensina”.
Como é edificante uma família que valoriza os avós, pois nesse caso, todos ganham! As crianças são beneficiadas porque convivem com gerações diferentes, aprendem a valorizar os idosos e mantêm o sentimento de pertença familiar. Alguns estudos indicam até que a convivência com os avós, fornece valores sólidos e apoio emocional aos netos.
E repito, feliz é a família que valoriza os avós, sejam idosos ou não, pois já nos ensina o livro dos Provérbios: “Os netos são a coroa dos anciãos, e os pais são a honra dos filhos” (Pr 17,6).
Então, nesse dia mundial dos avós e dos idosos, convido que cada um tire um tempo do seu final de semana para estar com os avós, ouvindo suas histórias, façam coisas juntos! E sejamos todos artífices da Revolução da Ternuna!
Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti