Plataformas eletrônicas são responsáveis por 85% da demanda; são 220 opções de serviços disponíveis
No primeiro semestre deste ano, o Poupatempo registrou 46,3 milhões de atendimentos à população. O balanço se refere aos serviços prestados pelos 158 postos físicos distribuídos pelo Estado e também às solicitações nas plataformas eletrônicas, que representam juntas 85% do total. De janeiro a junho deste ano foram 39,4 milhões de atendimentos digitais e 6,8 milhões de forma presencial.
Nos canais eletrônicos, os usuários encontram 220 serviços disponíveis, no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual, o P, no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974. Entre as opções, estão renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, Atestado de Antecedentes Criminais e acesso à carteira digital de vacinação contra a Covid-19, por exemplo. Pelas plataformas digitais, também é possível realizar o agendamento prévio, procedimento obrigatório para ser atendido nas unidades físicas.
“O Poupatempo tem ampliado as opções de atendimento público às pessoas, tanto pela expansão das unidades físicas, que passaram de 70, em 2019, para as atuais 158, quanto pelos canais digitais, que, nos últimos três anos e meio, aumentou de sete serviços para 220. Com isso, os usuários ganham cada vez mais facilidades, autonomia e segurança para resolver suas demandas”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo, que administra o Poupatempo.
Além da expansão dos serviços online pelos canais do Poupatempo, o atendimento eletrônico também se expandiu de outras formas, como por meio da implantação de dois novos postos 100% digitais, um na sede do CREA-SP, na capital paulista, e outro em Campinas. E também com a distribuição de totens de autoatendimento, por meio de convênio com as prefeituras, com 108 serviços disponíveis, para 240 cidades que ainda não possuíam postos físicos de atendimento.
O programa Poupatempo, com 24 anos de existência, já realizou 750 milhões de atendimentos, entre presenciais e virtuais.
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Assessoria de Comunicação – Prodesp