Serviço está disponível pelos canais digitais da Energisa 24 horas por dia, facilitando a vida de quem precisa usar a conta de energia como comprovante de residência
Conhecer as regras para mudança de titularidade na conta de energia está entre os serviços mais procurados pelos clientes com a Energisa. Além de não ter custo algum para o cliente, a mudança de titularidade pode ser feita diretamente pelos canais digitais, sem sair de casa. E para quem precisa comprovar residência fixa para diversos fins, por exemplo, ter a conta de energia no próprio nome é uma praticidade, além de proteger inquilinos e proprietários de imóveis alugados.
Para facilitar o entendimento dos clientes sobre a importância da mudança de titularidade da conta de energia, o coordenador de atendimento da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Padovani Costa, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.
Qual a importância de ser o titular da conta de energia?
Rodrigo: O principal benefício é poder solicitar serviços diretamente para concessionária, como por exemplo, a segunda via completa da conta de energia, inspeção técnica do medidor, entre outros.
A conta de energia pode ser utilizada também como comprovante de residência fixa para diversos fins, como abertura de conta bancária e solicitação de crédito, admissões em empresas, matrículas em instituições de ensino e inscrições em concursos públicos. Além disso, o cliente que tem a conta de energia no seu nome pode participar de campanhas promocionais realizadas pela Energisa como a de pagamento via PIX que sorteia um ano de conta grátis.
Como o cliente pode solicitar a mudança de titularidade? Tem algum custo?
Rodrigo: O cliente pode solicitar a transferência sem custo algum. Por meio dos canais digitais de atendimento, de forma segura, ágil e sem sair de casa. Na Agência Digital disponível no site servicos.energisa.com.br, basta clicar no ícone “Todos os serviços”, depois em “Mudança de titularidade” e informar os dados pessoais e do imóvel. A mesma funcionalidade está disponível no aplicativo Energisa On e na atendente virtual do whattsapp pelo gisa.energisa.com.br.
Quais os documentos que devem ser apresentados?
Rodrigo: São necessários apenas os documentos pessoais do responsável pelo imóvel (RG e CPF ou carteira de motorista), número da unidade consumidora, telefone de contato e, nas situações em que houver necessidade de comprovação da propriedade ou posse do imóvel, o consumidor deverá apresentar documentos válidos que atestem o vínculo com o imóvel, como por exemplo, contrato de aluguel e escritura. É importante informar a lista de equipamentos elétricos para verificar se a rede elétrica é compatível com a demanda de energia necessária. Esse item é imprescindível para pontos comerciais.
Qual é a orientação para quem vai alugar um imóvel?
Rodrigo: Antes de alugar o imóvel é importante checar com o locador se todas as faturas foram quitadas e se o inquilino anterior pediu o desligamento de energia. Também é importante solicitar o desligamento da energia quando encerrar o contrato de aluguel. Dessa forma, o cliente vai pagar apenas pelo seu consumo no período em que foi responsável pelo imóvel.
Como faço para atualizar o meu cadastro na Energisa?
Rodrigo: A funcionalidade está disponível no aplicativo Energisa On, na Agência Digital (servicos.energisa.com.br) e pela atendente virtual do whatsapp pelo gisa.energisa.com.br É necessário informar os dados pessoais e de contato. Manter um cadastro atualizado é importante para receber notificações sobre manutenções preventivas na rede de energia, em que será necessário o desligamento programado, por exemplo.
Sobre a Energisa
Com 117 anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.
Nosso portfólio abrange 11 distribuidoras, 11 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira do nosso setor no mercado de contas digitais.
Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 862 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.